segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Senhor esteve ao meu lado, e me deu forças!


Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b

Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

Palavra do Senhor.

Interessante esse texto. Observemos. Paulo faz um pedido a Tito, e, ao mesmo tempo, abre o coração ao amigo (faz um desabafo) falando daqueles que o abandonaram, ou que começaram a contestar sua pregação, seu ensinamento. Inclusive, diz que um dos discípulos, Demas, abandonou-o para se entregar aos prazeres do mundo. Interessante observar que os primeiros cristãos tinham como prática, romper com práticas mundanas. 

Em seguida, relata que Crescene foi para a Galácia. É Paulo enviando seus discípulos em missão. E que com ele, ficou somente Lucas. Por isso, ele pede a Timóteo que traga Marcos para lhe fazer companhia. E pede os pergaminhos. Paulo era um homem letrado. Passava o tempo lendo, estudando, rezando. 

Conclui nos alertando para tomarmos cuidado quando nos opomos às palavras ditas pelos papas e bispos. Podemos estar incorrendo em erros graves. Principalmente, quando eles falam com a convicção de quem vive a Palavra que gera vida, e vida em abundância. Principalmente, quando eles anunciam o Reino de Deus como paz, acolhimento, compreensão, aceitação do diferente. 

Deixemos as palavras de Paulo ecoar em nossos corações: "o Senhor esteve ao meu lado, e me deu forças...".

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

"Aqui está quem é maior do que..."


 Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,29-32

Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.'

Palavra da Salvação.

Interessante olhar a leitura de hoje.

Poderíamos ficar presos a sinais, pois é isso que nossa geração do século XXI busca também. Muitos buscam sinais extraordinários. Nos parece que isso faz parte da humanidade. Só creem se houver uma intervenção divina direta nas suas vidas.

Jesus nos alerta que mais do que intervenções extraordinárias, ouvir a palavra de Deus é o que importa. E mais ainda, aqueles que não estão no "grupinho", no grupo de pastoral, na Igreja, são aqueles que mais estão abertos à Palavra de Deus.

Leis, doutrinas, determinações devem estar subordinadas a Palavra de Deus. E Jesus ousou. Quem vai nos julgar serão aqueles que não fazem parte do redil. Eles ouvem a palavra e se convertem. E quantos nós temos tantas práticas religiosas e não nos convertemos? Frequentamos Igreja, vamos à missa, rezamos terços e rosários, e não nos convertemos. Nossa prática religiosa tem sido vazia de humanidade. De vida. A fé exige um compromisso social. Não podemos cruzar os braços porque temos práticas para aliviar a mente, a cabeça, para nos sentirmos bem.

Religião é prática social. É vivência humanitária. 

sábado, 9 de outubro de 2021

Meditação sobre o 28º Domingo do Tempo Comum.


 Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,17-30

Naquele tempo: 17Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?' 18Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás;  não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!' 20Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!' 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!' 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!' 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?' 27Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'. 28Pedro então começou a dizer-lhe: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'. 29Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.

Palavra da Salvação.

A sagrada escritura diz que a palavra de Deus é luz para o meu caminho, e lâmpada os meus pés. 

Essa ideia se encaixa muito bem no dia de hoje. 

A primeira leitura nos leva a meditar sobre a Sabedoria. Segundo os exegetas e teólogos, a Sabedoria é o próprio Cristo. Pois ele nos é exemplo de quem olha para a vida com aquilo que Deus nos inspira. A sabedoria faz a gente ver tudo como Deus quer.

O autor do livro aos Hebreus, segunda leitura, nos mostra como é a força da Palavra de Deus. Ela não é vazia. Ela tem o poder de mudar pensamentos, ações, palavras. A Palavra de Deus é revolucionária em nossas vidas. Ele, se vivida corretamente, pode mudar as relações sociais. Ela cria a Nova Humanidade. 

O evangelho de hoje, nos conduz a uma situação corriqueira. Quem de nós não queremos viver eternamente?

Uma pessoa se aproxima de Jesus. Primeiramente, identifica nele a bondade. E Jesus lhe diz que todo aquele que é bom vem de Deus, pois só Deus é bom. Assim, se somos criados a imagem e semelhança de Deus, devemos ser bons. E mais do que isso, as pessoas devem ver esse reflexo da bondade de Deus em nós.

Segundo, a fórmula para se entrar no Reino de Deus é bem simples, basta viver uma relação com o próximo conforme a lei de Deus: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás;  não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe'! Não são práticas religiosas vazias que nos levarão à vida. Mas, a porta da vida está no outro, na relação que mantenho com ele. Na convivência e prática social que tenho. 

Pois bem, aquela pessoa, sendo uma boa pessoa, uma pessoa temente a Deus, retruca dizendo que já vive isso. E o que ainda lhe falta. 

Então, eis o grande pulo a ser dado, é preciso partilhar os bens que se possui na terra. Não basta, para quem quer ser mais, apenas seguir os mandamentos. É preciso "avançar para águas mais profundas". É preciso assumir um compromisso radical com Jesus.

Por isso, vende teus bens. Dá aos pobres. Quer dizer, assuma sua opção preferencial pelos pobres; toma a sua cruz, ou seja, assuma as minhas dores em sua vida, assuma toda a rejeição que implica em me seguir. "Tome a sua cruz, e siga-me".

O narrador do evangelho diz que a pessoa foi embora para a casa triste, pois era muito rico. Essa passagem de hoje, me faz lembrar o encontro de Santo Inácio de Loyola com São Francisco Xavier. Inácio dizia a Xavier uma frase do próprio evangelho, "do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma"?

A palavra de hoje, nos chama a olharmos para dentro de cada um de nós. perguntarmos, o que temos feito para viver verdadeiramente a Palavra de Deus em minha vida? Tenho identificado Cristo nos irmãos e irmãs em situação de rua? Tenho me posicionado/posicionada contra toda forma de racismo, de misoginia, de homofobia? Trabalho para o diálogo com todas e todos, independentemente da religião que professam? Defendo a vida? Sou a favor da vacina para que todos possam ter vida, "e vida em abundância". 

Termino com o refrão do Salmo: "Sacia-nos, ó senhor, com o vosso amor, e exultaremos de alegria"!

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

"Vai e faze a mesma coisa"


 Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,25-37

Naquele tempo: 25Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: 'Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?' 26Jesus lhe disse: 'O que está escrito na Lei? Como lês?' 27Ele então respondeu: 'Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!' 28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás.' 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: 'E quem é o meu próximo?' 30Jesus respondeu: 'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: 'Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais.' E Jesus perguntou: 36'Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?' 37Ele respondeu: 'Aquele que usou de misericórdia para com ele.' Então Jesus lhe disse: 'Vai e faze a mesma coisa.'

Palavra da Salvação.

Hoje, o texto não nos demanda muita explicação ou meditação. É simples. Leis, doutrinas, determinações devem nos levar ao encontro de todas e todos que estão passando por alguma provação, ou necessidade, ou perseguição, ou exclusão social, 

A fé tem uma exigência social. A revolução social humana proposta por Jesus deve ser seguida pelos seus discípulos e discípulas. 

"Vai e faze a mesma coisa". Simples assim!