Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,17-30Naquele tempo: 17Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?' 18Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!' 20Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!' 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!' 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!' 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?' 27Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'. 28Pedro então começou a dizer-lhe: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'. 29Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.
Palavra da Salvação.
A sagrada escritura diz que a palavra de Deus é luz para o meu caminho, e lâmpada os meus pés.
Essa ideia se encaixa muito bem no dia de hoje.
A primeira leitura nos leva a meditar sobre a Sabedoria. Segundo os exegetas e teólogos, a Sabedoria é o próprio Cristo. Pois ele nos é exemplo de quem olha para a vida com aquilo que Deus nos inspira. A sabedoria faz a gente ver tudo como Deus quer.
O autor do livro aos Hebreus, segunda leitura, nos mostra como é a força da Palavra de Deus. Ela não é vazia. Ela tem o poder de mudar pensamentos, ações, palavras. A Palavra de Deus é revolucionária em nossas vidas. Ele, se vivida corretamente, pode mudar as relações sociais. Ela cria a Nova Humanidade.
O evangelho de hoje, nos conduz a uma situação corriqueira. Quem de nós não queremos viver eternamente?
Uma pessoa se aproxima de Jesus. Primeiramente, identifica nele a bondade. E Jesus lhe diz que todo aquele que é bom vem de Deus, pois só Deus é bom. Assim, se somos criados a imagem e semelhança de Deus, devemos ser bons. E mais do que isso, as pessoas devem ver esse reflexo da bondade de Deus em nós.
Segundo, a fórmula para se entrar no Reino de Deus é bem simples, basta viver uma relação com o próximo conforme a lei de Deus: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe'! Não são práticas religiosas vazias que nos levarão à vida. Mas, a porta da vida está no outro, na relação que mantenho com ele. Na convivência e prática social que tenho.
Pois bem, aquela pessoa, sendo uma boa pessoa, uma pessoa temente a Deus, retruca dizendo que já vive isso. E o que ainda lhe falta.
Então, eis o grande pulo a ser dado, é preciso partilhar os bens que se possui na terra. Não basta, para quem quer ser mais, apenas seguir os mandamentos. É preciso "avançar para águas mais profundas". É preciso assumir um compromisso radical com Jesus.
Por isso, vende teus bens. Dá aos pobres. Quer dizer, assuma sua opção preferencial pelos pobres; toma a sua cruz, ou seja, assuma as minhas dores em sua vida, assuma toda a rejeição que implica em me seguir. "Tome a sua cruz, e siga-me".
O narrador do evangelho diz que a pessoa foi embora para a casa triste, pois era muito rico. Essa passagem de hoje, me faz lembrar o encontro de Santo Inácio de Loyola com São Francisco Xavier. Inácio dizia a Xavier uma frase do próprio evangelho, "do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma"?
A palavra de hoje, nos chama a olharmos para dentro de cada um de nós. perguntarmos, o que temos feito para viver verdadeiramente a Palavra de Deus em minha vida? Tenho identificado Cristo nos irmãos e irmãs em situação de rua? Tenho me posicionado/posicionada contra toda forma de racismo, de misoginia, de homofobia? Trabalho para o diálogo com todas e todos, independentemente da religião que professam? Defendo a vida? Sou a favor da vacina para que todos possam ter vida, "e vida em abundância".
Termino com o refrão do Salmo: "Sacia-nos, ó senhor, com o vosso amor, e exultaremos de alegria"!