sexta-feira, 26 de maio de 2023

"Tu me amas"?


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'
Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'.
E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'
Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas.
Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.'
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou : 'Segue-me'.
Palavra da Salvação.

Meditação.
Conhecemos a exegese do texto. Os biblistas contrapõem a esse texto a negação de Pedro.
Inácio de Loyola, nos Exercícios Espirituais, nos orienta a fazermos um tipo de oração chamada de Contemplação. E esta consiste em ver a cena. Montá-la em sua cabeça. Inserir-se nela. Aí ficar um tempo. Ouvir o que se fala. E tirar proveito disso.
Ao nos inserimos na cena, observamos alguns detalhes.
Primeiro, Jesus e seus discípulos estão em um momento de refeição. De descontração. É nesse ambiente que se desenrola toda ação.
Jesus precisa saber se Pedro está disposto a dar continuidade à sua obra de evangelização. Somente quem ama é capaz de ser discípulo missionário. E este é aquele que vai até às últimas consequências, inclusive dando a vida.
Jesus insistiu com Pedro três vezes no ato de amar. Ao ponto dele se entristecer. Pedro passou pela mesma experiência que Jesus quando foi negado três vezes.
"Tu me amas"? Diante dessa pergunta, e da resposta, "sim, Senhor, tu sabes que eu te amo", Jesus faz a designação do ofício, "apascenta os meus cordeiros". Em seguida, diz que ele deve apascentar as ovelhas.
Aqui, surgi uma questão semântica. Qual a diferença entre cordeiros e ovelhas?
As ovelhas são as fêmeas adultas. E os cordeiros são os filhotes.
Ao sabermos isso, entendemos que Jesus diz a Pedro que os que são desprezados, esquecidos, rejeitados devem ser aqueles que precisam de mais cuidado.
O amor a Jesus nos impele a irmos ao encontro. De estarmos "em saída". A fé em Jesus é missionária.
Quem apascenta, cuida, protege, alimenta, instrui, traz de volta, resgata. E o mais importante, quem apascenta deve estar pronto para dar a vida. No pequeno gesto de "Segue-me" está contido todo um projeto de vida missionária.
Pensemos em nossa disposição de seguirmos Jesus. (Diácono Marcos Gayoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário