sábado, 19 de outubro de 2024

DOAR A VIDA EM RESGATE DO PRÓXIMO

 



Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 10,35-45)

Naquele tempo, 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" 37 Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" 38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

Palavra da Salvação.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos é conhecido. Trata de como devemos agir dentro da comunidade eclesial. No Reino de Deus, o poder não está em ocupar os primeiros lugares, mas em servir. Ser o último. Marcos nos leva a refletir sobre a questão do poder e da verdadeira grandeza no reino de Deus. 

Tiago e João pedem a Jesus para se sentarem à sua direita e à sua esquerda na glória, revelando uma compreensão limitada do que significa ser grande. 

A resposta de Jesus destaca que, no reino de Deus, a verdadeira grandeza se manifesta através do serviço e da humildade.

Ele diz que "quem quiser ser o maior entre vocês, deverá ser aquele que serve". Essa inversão de valores é central ao cristianismo: o chamado à liderança é, na verdade, um chamado ao serviço. Jesus exemplifica isso ao afirmar que Ele mesmo veio para servir e dar a vida em resgate de muitos.

Essa passagem nos convida a refletir sobre nossas próprias motivações e atitudes. Muitas vezes, buscamos reconhecimento e poder, mas Jesus nos ensina que a verdadeira realização e a verdadeira grandeza vêm de servir aos outros. Esse ensinamento desafia as normas sociais e nos convida a viver uma vida de amor e sacrifício, em vez de busca de status ou controle.

A humilde é quem, vendo a necessidade do outros, parte ao encontro do próximo (Igreja em saída), e se coloca à disposição para servir, para ajudar, para resgatar.

A autoridade no Reino dos Céus não é prestígio, nem status. Quem quiser ser grande, importante, ter prestígio no Reino de Deus, deve estar disposto a servir, ser o último, doar a própria  vida. Renunciar ao seus interesses pessoais. Deve beber do mesmo cálice que Jesus, a paixão; ser batizado com o mesmo Batismo, derramar o próprio sangue pelo próximo. Isso não é fácil. Louvamos com os lábios. Deveríamos louvar com a vida e com gestos.

Ao aplicar essa reflexão, podemos nos perguntar: como estamos servindo aos outros em nossas vidas diárias? Como podemos modelar a liderança servidora em nossas comunidades? Essa é uma oportunidade para reconsiderar nossas prioridades e buscar um caminho que reflita a humildade e o amor que Jesus exemplificou.

Deus vos abençoe. Bom domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário