3° Domingo do Tempo Comum
Neste domingo as leituras nos mostram a felicidade de sermos iluminados pela Palavra de Deus que nos salva, nos converte e nos envia.
Na primeira leitura, Isaías nos fala da luz que surge na região da escuridão. De fato aquele lugar era desprezado por toda a Israel. Como resultado de uma invasão, o povo de lá foi trocado por uma população de estrangeiros. Era a chamada de "Galiléia dos pagãos".
No Salmo, afirmamos que o Senhor é nossa Luz, é a nossa salvação, Ele é suave e bom.
Na segunda leitura, Paulo mostra que surgem divisões em comunidades e também revela a forma de superá-las. Nós devemos evitar as idéias que levam a desunião e buscar em Cristo como único exemplo.
No Evangelho, vemos o que Isaías profetizou se realizar, quando a perseguição de Herodes leva Jesus a sair de Nazaré. Ele poderia ter escolhido qualquer lugar para ir, mas escolhe a região desprezada. Ali, na região desprezada e marginalizada cujo o povo era vítima de preconceito e exclusão, é onde inicia a Caminhada que nos dá a Salvação, a grande Luz que brilha na região das trevas da morte. A luz que trás a Vida é manifesta no mundo pela Palavra de Cristo. É assim que Ele chega até nós e, para a surpresa de muitos, começa a selecionar seus companheiros mais próximos entre aqueles que estavam à margem da sociedade, os pescadores da Galiléia dos pagãos.
Quanto a nós, devemos ter Cristo como nosso exemplo, devemos ser bons e suaves, devemos ir ao encontro das periferias sociais e existênciais e mostrar que toda a forma de exclusão é, por si só, errada e acolher a todos e todas. Sigamos e vivamos intensamente a Palavra de Deus para sermos luz do mundo
Diácono Bernardo Tura
Nenhum comentário:
Postar um comentário