terça-feira, 23 de junho de 2020
Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!
Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7,6.12-14
Disse Jesus aos seus discípulos: 6 Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!
Palavra da Salvação.
Reflexão.
A catequese de Jesus hoje é muito interessante. São três temas distintos. E, para algumas pessoas, enigmáticos: cães-porcos; a lei de ouro; porta-caminho.
É muito mais fácil falar do segundo ponto. "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles". Essa é a chamada regra de ouro. Você é a medida. Tudo aquilo que você quer que os outros façam para você, fazei também pelos outros. Alguns exemplos práticos: você gosta de que fechem um cruzamento justamente na hora que você vai passar com o carro? Não? Então não feche o cruzamento. Você gosta de que estacionem por cima da calçada impedindo que você passe? Não? Então na faça a mesma coisa. Você gosta que seu salário atrase? Não? Então não faça a mesma coisa. Você gosta de que falem mal de você? Não? Então, não fale mal dos outros também. Você gosta que roubem você? Não?! Então, não roube, não seja corrupto. E por aí vai.
A segunda questão, está relacionada com a porta estreita, e o caminho apertado. As palavras de Jesus não são fáceis de viver e de colocar em prática. As propostas contrárias às propostas do reino de Deus parecem mais fáceis de se viver. Lembremos as tentações de Jesus. Primeira, a da fome. O diabo disse, "se és o filho de Deus, mande que essas pedras se transformem em pães". Que tentação! Que porta larga! Que caminho de perdição! Seria muito mais fácil usar da condição de filho para matar a sua fome. Usar da sua autoridade sobre tudo para se satisfazer. Usar da sua posição diante de Deus para um capricho (apesar de que, ele estava com fome). Mas, nem sempre o caminho mais fácil é o mais correto. "Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra da boca de Deus". E por vai. Pegue sua Bíblia em Mateus 4,1-11.
Um outro exemplo, mas esse a opção foi pela porta larga, e pelo caminho espaçoso é a narrativa do "pecado" de Adão e Eva, Gênesis 3,1-13.
E por último, a grande questão dos cães e porcos. Um texto que nos parece enigmático. Mas, para falar dele é preciso de muita oração, de compreender a vida, de olhar ao nosso redor.
Jesus diz que não devemos dar aos cães coisas santas. Interessante essa figura. Quem seriam os cães? Os fariseus, os doutores da lei, os saduceus, os mestres da lei? E porque Jesus os chamaria de cães?
Devemos refletir sobre o seguinte. A uns dias atrás, o evangelho apresentou a seguinte oração de Jesus, "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos". (Mt 11,25). Todos aqueles que usam da palavra de Deus para tirar benefícios para si, são cães. no evangelho de Marcos, Jesus manda que nos afastemos dos mestres da lei, pois eles exploram as viúvas, e roubam as suas casas. Cambada de cão sarnento. A princípio, são pessoas importantes na comunidade. Mas, apesar de conhecerem as escrituras, exploram as pessoas.
E os porcos? Bem, judeu não come carne de porco. Até os dias de hoje. Porcos para eles eram aqueles que não professavam a fé judaica. Além disso, era como eles chamavam os romanos, porcos. Jesus diz, não dê àqueles e àquelas que não querem ouvir a nova proposta do Reino o seu tesouro, ou seja, não deem a eles aquilo que vocês estão recebendo agora (depois mandara os discípulos aos de fora).
Então, o texto de hoje trás escondido em si um pouco da parábola do semeador (gosto de chamar de parábola do terreno). Cães e porcos são aquelas terras que recebem a semente a não germinam. Deixam-se abafar pelas tentações do mundo. Cães e porcos devem ser evitados. São pessoas racistas, homofóbicas, misógenas, destruidoras da natureza, mentirosas, corruptas. São pessoas que aparentam ter uma religiosidade, vão até a Igreja, mas suas práticas, sua forma de agir não é correta. Quanto a essas pessoas, Jesus é bem duro, não deem a elas, coisas santas", nem "pérolas". Não percamos tempo com essas pessoas.
Ufa!. Fim. Um texto bem pesado. Mas importante para nós que fizemos o propósito de seguir Jesus, de ser seu discípulo. De viver de um jeito diferente! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário