terça-feira, 16 de junho de 2020
"sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito"
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,43-48
Disse Jesus aos seus discípulos: 43 Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'
Palavra da Salvação.
Reflexão
Chegamos ao fim do capítulo cinco de Mateus. Encerramos a primeira parte da catequese de Jesus, ou sermão da montanha. Ainda há muito chão a percorrer.
Ontem Jesus nos instruía a não combater a violência com violência. Ao que nos parece, ontem e hoje é a aplicação prática das bem aventuranças. Aproveite para retornar a esse texto.
A tendência natural do ser humano é amor aqueles que estão mais próximos, amigos, colegas de trabalho ou de igreja. Os familiares. Parece mais fácil. Ou, é uma obrigação.
Jesus disse que Deus "faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos". Sol e chuva são dois elementos fundamentais para a terra possa produzir frutos após receber a semente. Deus não faz distinção de pessoas (At 10,34). Para Ele, todas e todos são seus filhos. E alguns se desgarraram da família e precisam ser resgatados.
Jesus usam outra imagem bem interessante. Ele diz que os pagãos e os pecadores (cobradores de impostos) também fazem a mesma coisa, suadam os seus.
Nós devemos ser diferentes. Não podemos agir da mesma forma. Somos filhas e filhos amados. E Jesus é a prova disso. No Reino dos Céus não haverá inimizades. No Reino de Deus não pode haver injustos, não pode haver pessoas más, somos feitos a sua imagem e semelhança.
Somos chamados a sermos o sal que dá novo sabor; a luz que ilumina o novo caminha; a não agirmos com violência diante das agressões sofridas. Os discípulos de Jesus são aqueles que vivem um novo céu e uma nova terra. Onde não há racismo, nem destruição da natureza, nem discriminação pela opção sexual das pessoas. Um reino de preservação da natureza. Um reino onde haja justiça social, paz. Onde haja saúde, saneamento, salário digno, previdência justa, moradia. Um reino que olha para o outro como ser humano. Como pessoa. Como imagem da humanidade, porque é imagem de Deus.
Sejamos "perfeito, como o Pai celeste é perfeito". E se ele é pai nosso, somos todos e todas irmãs e irmãos. E aos irmãos e irmãs nós amamos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário