Continuamos no evangelho de João. Da mesma forma que ele faz o oposição entre luz e trevas, ele nos leva a refletir sobre a palavra de Deus e a palavra do mundo, "das coisas da terra".
Lembremos que o evangelho de João é um evangelho que nos leva a um aprofundamento de nossa fé. Para João, Jesus veio ao mundo para dar "testemunho daquilo que viu e ouviu". Entretanto, "ninguém aceita esse testemunho". Ele nos instiga a pensarmos se damos crédito às palavras de Jesus, ou não.
Joao nos diz que "quem aceita o seu testemunho (de Jesus) atesta que Deus é verdadeiro". Todas e todos que dão crédito ao testemunho dos discípulos, atestam "que Deus é verdadeiro". Todas e todos que aceitam a palavra da igreja, da comunidade, atestam "que Deus é verdadeiro".
Podemos nos perguntar, mas qual palavra de Deus? Jesus disse que ele fala das coisas do alto, e o que significa isso? Paulo, na carta aos Gálatas, nos dá essa resposta. Ele diz que as pessoas que vivem pelo extinto egoísta são aquelas que vivem e praticam as coisa da terra: "fornicação, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes".
Por outro lado, aqueles que deram crédito ao testemunho de Jesus, e que aceitaram viver essa palavra, passaram a ser mulheres e homens que dão os frutos conforme o Espírito: "amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, 23 mansidão e domínio de si".
Hoje, ainda dentro do tempo Pascal, somos chamados a pensarmos como estamos vivendo essa palavra de Jesus que dizemos ter aceitado.
Reflita sobre isso hoje. Deixe-se moldar pela mulher e homem novos. É hora de construirmos a nova humanidade. A nova sociedade, onde não haja racismo, misoginia, homofobia, destruição do meio ambiente. Onde a fabricação de armas não seja uma prioridade. Onde a defesa da vida seja o principal ponto da nossa existência.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,31-36
31- 'Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele'.
Palavra da Salvação.
Sim. A discriminação deve sempre ser combatida, pois Deus está com todos sem distinção e ilumina a vida de todos necessitados.
ResponderExcluir