Iniciamos hoje o Tríduo Pascal.
A missa dessa noite é chamada de instituição da eucaristia, ou missa do lava pés.
Valorizamos muito a eucaristia. Mas esquecemos que eucaristia é serviço. A cena narrada por João não fala da ceia. Fala que Jesus cingiu a cintura, colocou uma tolha, prostrou-se aos pés dos discípulos e lavou lhes os pés.
É essa a cena que vemos. Deus se prostrando diante da humanidade, representada pelos discípulos.
O leitura se encerra com, "vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz". É esse o sentido do evangelho. Seremos cristãos verdadeiros quando nos prostrarmos diante uns dos outros para lavar os pés de cada uma das pessoas que estão diante de nós, ou que vem aos nosso encontro. Quando a ideia do outro for mais importante que a minha. Quando abrirmos mão das nossas leis e doutrinas para acolhermos os explorados, os perseguidos, os rejeitados.
Olhar a cena de Jesus prostrado diante de nós é para refletirmos sobre nossas práticas pastorais. Sobre nossos serviços na Igreja. Sobre o serviço à vida, vida que, durante a pandemia, exige de nós resguardamos os outros, usando máscara e ficando em casa, e evitando aglomeração. Exigindo vacina! Não aceitando políticas públicas genocidas.
Deixemos a cena falar ao coração. Eucaristia é muito mais do que um pedaço de pão consagrada. Eucaristia é serviço. Adorar o Santíssimo Sacramento é se colocar diante dos irmãos e irmãs que sofrem, e são excluídos.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 13,1-15
1Antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: 'Senhor, tu, me lavas os pés?' 7Respondeu Jesus: 'Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás.' 8Disse-lhe Pedro: 'Tu nunca me lavarás os pés!' Mas Jesus respondeu: 'Se eu não te lavar, não terás parte comigo'. 9Simão Pedro disse: 'Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.' 10Jesus respondeu: 'Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos.' 11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: 'Nem todos estais limpos.' 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: 'Compreendeis o que acabo de fazer?' 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
Palavra da Salvação.
Amém, boa noite!🙏🙏🙏
ResponderExcluirMuito significativo! Correto! 👍🏼❤
ResponderExcluir