sábado, 20 de novembro de 2021

Dia Nacional da Consciência Negra.


 Hoje, celebramos a Dia Nacional da Consciência Negra.

Com certeza, vamos ouvir pessoas dizerem que é consciência humana. Que isso é uma afronta.

Entretanto, devemos ficar atentos! Ter um dia para fazermos memória à consciência negra, é uma oportunidade para recordamos que nosso país foi construído através do trabalho escravo de pessoas negras. Que durante muitos século, sofreram violências físicas e verbais. Executaram trabalhos forçados sem remuneração adequada. Que foram privados de moradia digna. De assistência médica. De alimentação adequada. 

Esse é um dia para relembrarmos isso! E ainda mais, para olharmos para nossas irmãs e irmãos negros que em pleno século XXI são agredidos/as em sua dignidade como pessoas. São abordados por forças polícias como se fossem criminosos. São violentados e violentas. São mortas e mortos. Ainda existe um grupo de pessoas brancas que se acham melhores e superiores aos outros grupos étnicos.

A Igreja Católica Apostólica Romana europeia nos trouxe, como devoção, uma série de santas e santos brancos e brancas. Europeizaram as figuras de Jesus e de Maria. E nós, como filhas e filhos do Deus que não faz acepção de pessoas, agimos na história da humanidade. E para isso, nossa Igreja faz memória a santas e santos negros. Nossa tradição católica revela que um dos "reis magos" era negro.

Hoje somos chamadas e chamados a olharmos a cultura negra como uma manifestação do amor de Deus entre nós. Valorizar suas expressões culturais. Sua forma de render culto a Deus. Devemos valorizar seus instrumentos musicais, valorizar seu modo de se vestir. Valorizar as danças. A comida.

O salmo 150 nos convida a louvarmos a Deus com tudo aquilo que possa emitir som. A manifestação da alegria humana diante de Deus faz com que o louvemos com todos os instrumentos que a humanidade produza. Esse salmo fala em címbalos sonoros, que são os instrumentos de percussão. 

Para que possamos ter sempre em mente que Deus é Pai de todas e todos, listo aqui, alguns santos e santas negros da história da Igreja.

Nossa Senhora Aparecida

São Benedito

Santo Agostinho de Hipona

São Martinho de Lima

Santa Josefina Bakhita

São Maurício 

Santa Efigênia 

Santo Antônio de Categeró

Beato Pe. Victor

Beata Nhá Chica

Todas a santos e santas negros e negras de Deus, rogai por nós.

Paz de Cristo. Axé. Saravá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário