sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Sinodalidade


 As palavras, e seus derivados, fazem a gente se confundir. Nesses dias, estamos, na Igreja Católica Apostólica Romana, vivendo uma experiência estranha a nós, a Sinodalidade. E, confundimos com Sínodo.

Sínodo é uma reunião convocada pelo Papa para que os bispos possam debater sobre um determinado assunto, e que resposta eles darão aos crentes e não crentes.

O Sínodo convocado para 2023 tem um tema, a Sinodalidade. Essa palavra significa caminhar juntos. O Papa traz para a igreja uma nova forma de ver. Caminhar juntos significa criar espaços de escuta daquilo que pensar toda a comunidade cristã. E essa deveria ter sido uma prática da Igreja.

Jesus praticou a sinodalidade. Vamos lembrar?

Quando ele pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem quem ele é, isso é sinodalidade. Quando Jesus tem que tomar uma decisão se aquela mulher seria apedrejada ou não, e ele ouve os argumentos dos algozes, é uma forma de sinodalidde. Reversa. Pois a ação dele é de libertação daquela pessoa.

A Igreja, desde o início, também viveu a sinodalidade. Quando da escolha dos 7 diáconos, os apóstolos ouviram a comunidade grega, e esta escolheu aqueles que a serviriam.

Não estamos acostumados a falar dentro da Igreja. Recebemos as coisas prontas. Estamos confusos no que devemos falar e fazer. Tenho observado que nossos irmãos e irmãs leigas sempre fazem referência ao clero, pois somos uma igreja clerical, e não ministerial. Não sabemos que a igreja deve caminhar junto com a humanidade, não só com os católicos. Somos fundamentalistas farisaicos. Queremos regras de conduta. Regras morais. E por isso, esperamos que o clero nos diga o que temos que fazer.

A sinodalidade é um novo jeito de a Igreja se ver. É um novo jeito de nos comunicarmos. Claro que não vamos mudar regras, mas podemos dizer como vamos viver com juntos. Como podemos "caminhar juntos".

Sempre que a Igreja precisa dar uma resposta a alguma questão vital, ela convoca um sínodo. Lembremos alguns: Juventude, Família, Amazônia. Existem outros. Evangelizar não é só anunciar o evangelho. É compreender as necessidades do momento histórico para dar a resposta adequada, à luz da evangelho, aos anseios da humanidade.

A sinodalidade é um jeito concreto de vivermos as Bem Aventurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário