Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,20-28
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20 "Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima.
21 Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade.
22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo.
24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.
26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.
28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima".
Palavra da Salvação.
Meditação.
Esses versículos nos convidam a refletir sobre a tensão entre o sofrimento presente e a esperança futura. No mundo de hoje, onde também experimentamos injustiças, violência e opressões, muitos podem se sentir como que em um "cerco", em momentos de crise e desespero. O ensinamento de Jesus sobre o fim dos tempos nos lembra que, mesmo diante de situações difíceis, há uma promessa de restauração e vitória final.
A chamada para "levantar a cabeça" (Lc 21,28) sugere que, enquanto a humanidade aguarda o retorno de Cristo, deve viver com confiança e coragem. A expectativa da vinda do Senhor é uma fonte de força para o cristão, que sabe que, por mais sombria que pareça a situação, o fim de todas as coisas será a revelação da glória de Deus e a restauração plena do Seu Reino.
Jesus nos ensina a olhar além dos tempos difíceis e das tribulações, buscando nossa esperança na promessa de sua vinda gloriosa. É um chamado para viver em vigilância e fé, sabendo que, apesar das dificuldades, a redenção está por vir. Essa visão nos desafia a manter nossa fé firme, a olhar com esperança para o futuro e a viver de maneira que reflita a confiança em Deus, que dará a vitória no fim dos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário