segunda-feira, 13 de abril de 2020

'Alegrai-vos!'

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,8-15

Naquele tempo: 8As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' 

As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.' 

11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes
tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: 'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.'

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.

Palavra da Salvação.

Meditação

Estamos na Oitava de Páscoa. Ou seja, do primeiro Domingo da Páscoa, até o segundo Domingo, meditamos sobre as aparições de Jesus após sua ressurreição.

Ressalto, como ontem, o Amor. As mulheres vão ao encontro de Jesus. E porque as mulheres? Lembremos que Jesus teve ações de inclusão das mulheres na vida social e religiosa. Jesus nunca as rejeitou. Jesus sempre teve ao seu lado as mulheres, que eram destinatárias da sua atenção salvífica. Samaritana, a mulher da qual havia expulsado sete demônios, Maria Madalena são alguns exemplos. Fora aquelas que João nomeou estarem ao pé da cruz (Jo 19,25). 
As mulheres amavam muito. As mulheres amam muito. Elas estavam tristes. Não medrosas, mas tristes, por isso disse Jesus: "Alegrai-vos"!

A Alegria é fruto da ressurreição. A Alegria é a atitude da discípula/discípulo missionário. Somos chamados a sermos propagadores do Amor que voltou à vida, que ressuscitou. Que está no meio de nós. 

Em seguida, elas devem ser portadoras de uma mensagem, "Ide anunciar ao meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão". É preciso acreditar nas mulheres (coisa que não era comum). Mas, para que elas não fiquem receosas, Jesus disse, "Não tenhais medo"! Para anunciar a ressurreição do Amor, não se pode temer. Por isso, "Alegrai-vos"!

Então, retomamos a região da Galileia. Lugar do encontro. É lá que vai surgir a Igreja. É lá que os discípulos vão receber as instruções de como devem se portar ao anunciar a Ressurreição do Amor.

Entretanto, o evangelista narra um ruído na história. A mentira que os sumos sacerdotes compram (toda mentira tem um preço). Os guardas, diante do fato da ressurreição, temem. Vão aos sumos sacerdotes e narram o fato. Como negar a saída de Jesus do túmulo. Só criando uma mentira, em tempos atuais, uma "fake news". Para fazer esse mentira circular eram preciso garantias. A primeira delas, em relação ao governador, que os puniria por estarem dormindo, e com isso, poderia perder o salário. Para essa compensação, os sumos sacerdotes deram dinheiro a eles. E, comprados, fizeram como o combinado, divulgaram "fake news".

Esse é um ruído na história. Mas foi preciso contá-lo para que as gerações futuras soubessem que as mentiras iriam acompanhar os discípulos de Jesus, e que por isso, não deveriam ter medo. Isso faz parte da vida missionária. As forças do mau agem com mentiras. Mas, devemos lembrar o que disse Jesus no Sermão da Montanha: "11 Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. 12 Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês. (Mt. 5).

Hoje é dia de continuar nossa Alegria pela Ressurreição do Amor, "Alegrai-vos"! E dia de não temer, "Não tenhas medo"! É dia de voltar à Galileia para viver a alegria do encontro com Jesus. Se na Galileia começamos a nossa caminhada junto Dele, é na Galileia que o reencontraremos. A Galileia é o centro da nossa fé. Volte à sua Galileia.

Deus nos abençoe.

#FicaEmCasa. #TudoVaiPassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário