terça-feira, 14 de abril de 2020

'Eu vi o Senhor!'

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20,11-18

Naquele tempo: 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.

12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: 'Mulher, por que choras?' Ela respondeu: 'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'.

14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus.

15Jesus perguntou-lhe: 'Mulher, por que choras? A quem procuras?' Pensando que era o jardineiro, Maria disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'.

16Então Jesus disse: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabuni' (que quer dizer: Mestre).

17Jesus disse: 'Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'.

18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Palavra da Salvação.

Meditação.

Voltamos ao tema do Amor. João deveria ter um respeito muito grande por Maria Madalena. Desde a ressurreição de Jesus, ele dá um destaque grande a figura dessa mulher, que foi proclamada pelo Papa Francisco a Discípula dos Discípulos.

Madalena tinha tanto amor por Jesus, que não saiam de perto do túmulo. 

Esse amor era tão grande, que ela senta-se próximo ao local onde tinham colocado o corpo do Senhor, e quando não o vê, Chora. Chora porque amava. E amava numa intensidade tal, que não podia admitir que o seu amado houvesse partido. 

No livro do Cântico do0s Cânticos, no capítulo 3, lemos: "Procurei o amado de minha alma. Procurei-o e não o encontrei" . Assim, é Maria Madelena, procura, e não encontra. Não encontra porque procura no lugar onde o amado não está mais. 

Ela se depara com dois anjos. Ainda no livro do Cântico dos Cânticos, o autor diz que a amada encontra os guardas (sentinelas) fazem a ronda, e pergunta se eles viram o seu amado. No evangelho de hoje, Maria Madalena se depara com dois anjos. E esses perguntam porque ela chora. Os anjos fazem a parte da consciência que a faz refletir sobre o motivo do choro.

O choro a impediu de ver o amado. Seus olhos estavam mareados pelas lágrimas. Via como que por entre nuvens. De forma opaca. Translúcida. A amada, por que chora a ausência do amado, não consegue vê-lo. 

Mas há um sinal característico do amado, sua voz. Sua palavra. Ao ouvir, então, seu nome, dito com todo o carinho, com todo o amor de antes, ela o reconhece. Bastou uma palavra. Bastou dizer seu nome, Maria. Tudo ficou claro. Agora sim, ela o reconheceu. Ouviu a palavra. Deu atenção à voz. Seus olhos secaram, agora pode ver com clareza o amado, Mestre. 

Aquela (aquele) que ama, não pode reter o amado. Neste caso, o amado não pertence a uma pessoa. O amado pertence á comunidade. E isto deve ser dito proclamado. Anunciado. "Vai dizer aos meus irmãos...".

Aquilo que poderia parecer uma experiência pessoal, única, deve ser comunicada. Ela foi ao encontro dos irmãos, e disse: "Eu vi o Senhor"! Só isso basta. Basta que um (uma) veja, entenda. Experimente. E a comunidade crê no testemunho.

Devemos ficar atentos à Palavra de Deus, Jesus. Jesus disse muitas coisas, fez muitas coisas. Basta crer em sua palavra. Basta ouvir para que a vida possa mudar. Para que o amor ressuscite em nossas vidas, em nossas comunidades. Para que possamos ser apóstolos da Civilização do Amor. 

O Amor nos faz proclamar, "felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5,10; "felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9); "felizes os puro de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8). 

Maria Madalena pode ver a Deus. Viu o amado, porque deixou-se envolver pela palavra que veio do Mestre.

Hoje, possamos dar ouvidos a Deus, a Jesus, e a Maria Madalena, "Eu vi o Senhor"!

2 comentários:

  1. DEUS te anelos e proteja meu amado.Não vamos chorar Jesus está conosco VIVO E VENCEDOR e com ELE também venceremos.

    ResponderExcluir