Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,35-40
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
35 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.
36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais.
37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.
40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.'
Palavra da Salvação.
MEDITAÇÃO
Jesus é o pão que nos alimenta. Jesus faz a vontade do Pai. Jesus reúne em torno de si aqueles que o Pai lhe deu. Todo aquele que crê no Filho tem a vida eterna, e ressuscitará no último dia.
Essas são as mensagens de Jesus no evangelho de hoje.
Jesus é o pão que nos alimenta. "Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados". Jesus alimenta nossa fome por justiça. Todo aquele que se sente indignado pelas injustiças do mundo, todo aquele que se revolta pelas injustiças que nos cercam. Todos os que dão sua vida pela justiça, estão sendo alimentados por Jesus. Ou, comem desse alimento que é sua palavra. O alimento que Jesus nos dá nos anima pela luta por Justiça.
Jesus faz a vontade do Pai. Ele disse, "buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça". A vontade do Pai é que a sua justiça seja feita. E essa justiça se traduz em ações concretas. Dar de comer a quem tem fome; de beber a quem tem sede; vestir os nus; visitar os encarcerados e doentes; acolher os refugiados. Estar ao lado dos pobres, dos excluídos, das "sobras". Das mulheres, dos indígenas; das mulheres, dos LGBTQ+. E olhar para todas e todos como filhas e filhos de Deus.
Se somos discípulos, é porque o Pai nos entregou a Jesus. Jesus é o Caminho. Caminho que se deve percorrer. Jesus é a Verdade. Sem entrar na polêmica do que é a Verdade, Jesus é a Verdade do Pai. Jesus é a concretização de que o Pai olha por todas e todos os filhos e filhas. Um filho, ou uma filha não são esquecidos pelo Pai.
Vida Eterna, desejo do ser humano. Não morrer. Jesus é a Vida. Sua vida nos dá vida, nos gera vida. Suas Palavras são palavras de Vida. E de vida Eterna. Disse Pedro, "a que iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna".
Em tempos de quarentena, de reclusão social por conta do coronavirus, lembremos de nos alimentarmos com a Palavra de Deus. E Jesus é essa Palavra. Disse São João Evangelista, "No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela" (Jo 1,1-3).
Deixemo-nos envolver pela Palavra de Deus, pelo Filho, por aquele que nos dá a vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário