Seguimos a narrativa de Jesus em dia de Sábado, descumprindo o que a lei determinava.
Ontem, colher espigas para matar fome. Hoje, uma cura.
Jesus está na sinagoga, local de culto (na Igreja). Estava um homem com uma deficiência física, "com a mão seca". As pessoas observam o que vai acontecer, se Jesus vai curar o homem. Assim, poderiam acusá-lo de não seguir a lei, e seria réu de morte.
Então, a pergunta mais importante que os fundamentalistas deveria fazer, Jesus diz a eles, 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' O centro da cena é o homem doente, deficiente, "Levanta-te e fica aqui no meio".
A lei não e para matar, não é para o mal. A Lei de Deus é geradora de vida. A Lei de Deus é para salvar vidas.
Hoje, aprendemos com Jesus que a lei de Deus liberta, gera vida, é para fazer o bem. A lei de Deus não exclui, não discrimina, não rejeita. Não endureça seu coração.
Coração livre de preconceitos. Mãos curadas para fazer o bem.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6
Naquele tempo: 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão.' Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
Palavra da Salvação.
Sim! Devemos seguir os ensinamentos de Deus! Fazer o bem sempre! Se praticarmos o bem estaremos no caminho reto de bem!
ResponderExcluir