Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,14-20
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Ontem, Batismo do Senhor. Hoje, chamado dos primeiros discípulos.
O evangelho de Marcos é considerado catequético, quer dizer, o objetivo dele é apresentar Jesus, sem se perder em outras informações pormenorizadas. Marcos tem o objetivo de responder pergunta, Quem é Jesus? O que acontece no meio do evangelho.
Algumas observações sobre esse texto. João Batista fora preso pelo poder político-religioso de seu tempo. Esse fato, fez com que Jesus percebesse a necessidade de voltar para a Galileia. Mas, Ele não foi para se esconder. A prisão de João Batista mostrou a Jesus que é na periferia que haverá o terreno fértil para sua missão, anunciar o evangelho, e a necessidade de conversão para poder receber o Reino de Deus.
O anúncio do evangelho exige compromisso, e compromisso social, "pescadores de homens". É preciso fazer com que o evangelho seja divulgado entre todas e todos.
Quem assumi o serviço de propagar o evangelho contagia outras e outros. É uma tarefa difícil. Implica em colocar a vida em risco (prisão de João Batista).
O chamado dos primeiros discípulos evangelizadores-missionários deve nos levar a pensarmos como estamos vivendo nossa ação evangelizadora. Assumi o anúncio do Reino do Reino é missão do todas e de todos os batizados.
Missão bonita a de João Batista! Teve o privilégio e a confiança de Deus de batizar Jesus! Nossa Missão é propagar a palavra de Deus e ajudar com nossas ações as pessoas necessitadas!
ResponderExcluir