Hoje celebramos São Tito e São Timóteo. Dois discípulos de Paulo.
E evangelho proposto para essa festa é do envio dos 72 discípulos para a missão.
Segundo Lucas, Jesus envia esses discípulos para as cidades nas quais ele passaria. Deveria preparar os corações para receberem Ele. Aquele que anuncia o Reino de Deus. Aquele que diz que é possível construir uma nova humanidade, uma nova relação social. Um novo jeito de nos relacionarmos. Assim é o Reino de Deus.
Esse trabalho é grande e não tem fim. "A messe é grande"! E ainda mais, são poucos aqueles que se colocam à disposição da propagação da nova humanidade. É preciso que Deus suscite no coração de cada um e de cada uma o novo jeito de ser, "pedi ao dono da messe que mande operários".
Timóteo e Tito assumiram essa missão na vida deles. Assumiram ser anunciadores do novo reino, da nova sociedade, da nova humanidade. E como consequência, sofreram rejeição. Foram incompreendidos.
Jesus nos convida a assumirmos a missão. Mas, essa, deve ser vivida na simplicidade, sem ostentação, confiando na misericórdia de Deus. Para evangelizar, não é preciso muita coisa, basta a vontade de coração. Devem anunciar a paz, e todas e todos que forem da paz, a receberão como como proposta para suas vidas.
Somos chamados a meditarmos como estamos vivendo nossa vida de discípulos missionários e missionárias. Onde estamos pondo nossa confiança, em Deus ou nas coisas? Para evangelizar precisamos de muito pouco. Basta vivermos tudo aquilo que Jesus nos ensinou. E proclamar que o Reino de Deus está próximo.
Amém.
Sim! Verdade! O pouco que temos e o pouco que podemos compartilhar é muito para quem não tem nada!
ResponderExcluirAgradecer por esse pouco é sempre muito importante para nos fortalecer no dia a dia!