sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Jesus chamou doze para que ficassem com Ele e para enviá-los a pregar


Olá.

Nosso texto de hoje é instigante. Vemos Jesus chamar os 12 discípulos que seriam envidados a pregar, e para ficassem com ele, e o acompanhasse. E deu a eles o poder de expulsar os demônios.

Marcos registra cada um deles. E lhes dá a característica pessoal. Essa é, no segundo testamento, a primeira lista nominal daqueles que são chamados a estar com Jesus. A segunda lista, está no Atos do Apóstolos, e nomeia os Diáconos. 

A primeira lista, nos remete às 12 tribo de Israel. A segunda, aos sete dons do Espírito Santo, às sete obras de Misericórdia, às sete virtudes para vencer os sete pecados capitais. E por aí vai.

Jesus envia os 12 para pregar, e lhes dá "autoridade" para "expulsar demônios". E que demônios são esses?

Muitas vezes, associamos esse demônio àquele dos filmes que assistimos. Espíritos que nos fazem contorcer a cabeça e outros efeitos especiais do cinema.

Cada tempo tem seus demônios. Em nosso tempo, o racismo, a discriminação, a homofobia, a misoginia, o apoiar a necro-política que mata por asfixia por falta de cuidado com a saúde pública, a destruição do meio ambiente através de queimadas, o valorizar posse de armas, apoiar o extermínio dos pobres, dos negros, dos favelados, das crianças, adolescentes, jovens. Tudo isso, e mais ainda, não dar de comer a quem tem fome, a de beber a quem tem sede, vestir os nus, não consolar os doentes e encarcerados, e não acolher os refugiados, são medidas demoníacas.

Deus, então, suscita profetas, discípulos, pastores que nos alertam para isso. Pregar o evangelho é um ato de profecia. E como tal, devemos denunciar tudo aquilo que nos afasta da vontade de Deus e de sua palavra. 

Temos nossos pastores. Mas, cada um de nós, somos convidados a sermos pastores-profetas daqueles que estão ao nosso redor. 

Hoje, a palavra nos convida a ficarmos atentos às nossas ações que libertam das ações de morte. Nos convida a sermos geradores de vida. De sermos construtores da Civilização do Amor. Gerar a nova humanidade. Não precisamos ter um milhão de amigos. Basta fazer a verdadeira experiência de Jesus, e assumir a missão para a qual fostes chamado. Amém.

Um comentário:

  1. Sim! Basta fazermos o bem e alegrar a vida de nosso próximo e sermos felizes!

    ResponderExcluir