Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,20-35Naquele tempo: 20Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno'. 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau'. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura'. 33Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe'.
Palavra da Salvação.
Antes de fazermos a meditação da liturgia de hoje farei o preâmbulo a seguir.
Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são divididos em quatro semanas. Cada uma delas procura levar o exercitante a fazer uma experiência espiritual dentro do mistério da encarnação de Deus através de Jesus.
A chamada Segunda Semana dos Exercícios Espirituais é dedicada ao que se chama de Vida Pública de Jesus. Para nós, corresponde ao período chamado de Tempo Comum na liturgia da Igreja. Esse é o tempo em que vamos caminhar com Jesus. Ouvir sua pregação. Ver seus milagres. Aprender como deve agir um cristão que fez verdadeiramente a experiência de Deus, por Jesus, no Espírito Santo.
Hoje, estamos iniciando a décima semana do Tempo Comum. A liturgia nos leva a refletirmos sobre como agimos diante de Deus e de seu infinito amor.
Na primeira leitura, uma alegoria para explicar porque a humanidade sofre, ou passa por momentos de agonia. Querendo se fazer como Deus, o primeiro homem, e a primeira mulher deixam-se seduzir pelo mal, aqui simbolizado pela serpente, e se mostram orgulhos a ponto de quererem ser iguais a Deus.
Querer ser igual a Deus traz como resultado a perda do estado de felicidade na qual a humanidade fora pensada pelo criador. Ao sentirem-se nus diante de Deus, significa a "perda da proteção proveniente de Deus". O pecado, os tornou "vulneráveis às tentações". Esse tema será retomado nos evangelhos que narram como Jesus venceu as tentações. E como Ele nos ensinou a vencer as tentações confiando em Deus, "não nos deixeis cair em tentação".
A narrativa do evangelho (Mc 3,20-35) nos coloca diante de uma situação que nos parece estranha, mas que deve ter sido muito comum para Jesus.
Quem são as pessoas que estão perto dele? Os discípulos, sua família, os mestres da lei. Cada um deles com sua experiência pessoal de Jesus.
Os mestres da lei, com sua doutrina legalista dogmática, estavam cegos diante da manifestação da glória de Deus. Os familiares, pressionados pelos vigias da doutrina, tentam impedir que Jesus continue sua caminhada, acham que ele esta fora de si, ou seja, "perdeu o juízo". E os discípulos? Esses conviviam com Jesus. Estavam mais próximos dele. Viam seus milagres. Ouviam sua palavra. Deixavam-se ser moldados pelo novo jeito de se relacionar com Deus.
Diante de Jesus é preciso tomar uma decisão. E isso fica claro na reação de dois grupos: seus familiares e os mestres da lei. Para seus familiares, Ele estava fora de si. E para os mestres da lei, o fato de expulsar demônios estava relacionado que era por causa de Belzebu, príncipe dos demônios que ele fazia tais coisas.
A narrativa centra na reação dos mestres da lei. E é para eles que Jesus diz que um reino dividido não pode subsistir. Se fosse pelo poder de satanás que Ele expulsava os demônios, esse reino estava destinado ao fracasso.
E ele acrescenta que todo pecado será perdoado, mas, pecar contra o Espírito Santo, esse não tem perdão. O Espírito é livre. Ele sopra onde quer e como quer. O Espírito Santo não é exclusividade de um grupo, de uma denominação religiosa. O Espírito Santo não está preso a dogmas e leis. Ele é livre. O Espírito Santo suscita amor, fé, esperança, alegria, mansidão, acolhimento, solidariedade. Ninguém pode dizer que possui o Espírito Santo e tem práticas homofóbicas, misóginas. Ninguém pode dizer que possui o Espírito Santo e apoia políticas públicas que exterminam crianças e jovens negros. Ninguém pode dizer que possui o Espírito Santo e aceita as obras das trevas, do mal, de satanás.
Pecar contra o Espírito Santo é recusar a misericórdia de Deus. Jesus veio para que todos pudessem participar dessa misericórdia. Basta reconhecer-se necessitado dela.
As portas do reino estão abertas a todas e todos. Basta aceitar a misericórdia divina. Deus nos quer todas e todos ao seu lado. Permita-se ser acolhido por Deus. Permita-se estar ao lado de Deus. Permita-se ser revestido do amor de Deus. Viva uma vida de acolhimento, de prática da caridade, de solidariedade. Rejeite toda palavra má, toda ação que gere morte.
Possamos juntos, repetir com o salmista: "No Senhor ponho a minha esperança,/ espero em sua palavra. / A minh'alma espera no Senhor / mais que o vigia pela aurora".
Amém.
Para você que chegou até aqui, tenho um convite. Em breve, vamos iniciar em nosso canal do youtube uma série de outros temas. Aguarde! Se você já segue o nosso canal, fico feliz. Peço sua ajuda na divulgação. Envie o link para outras pessoas.
Envie um e-mail para dapalavranspsdiaconia@gmail.com deixe sua sugestão de tema para nosso canal.
Deus lhe abençoe. Bom domingo.