"Deus não fez a morte".
Queridas e queridos, assim está no livro da Sabedoria que lemos na primeira leitura de hoje. Na segunda leitura, Paulo nos fala que "Nas atuais circunstâncias, a vossa fartura supra a penúria". E acrescento, a penúria dos que não tem o que comer, dos que não estão passando pelas penúrias modernas da pandemia. A penúria dos que sofrem com a falta de medicamentos, por causa da corrupção. Dos que estão tratados como "coisas". Dos que não recebem a devida atenção daqueles e daquelas que governam esse país, e que não garantem a vacinação contra a Covid para todas e todos. A corrupção, instalada nesse país de forma endêmica, causa penúria para muitas pessoas.
No evangelho de hoje, temos duas histórias: a da filha do Jairo, e a da mulher com o fluxo de sangue. Duas histórias de penúria, a dor de um pai que vê sua filha doente e sem mais recurso. E uma mulher que tem uma história de sofrimento com uma doença, outra penúria.
Jesus está diante dessas duas situações de aflição para nós. Na filha de Jairo, contemplamos tantas pessoas que passam por situações de penúria por falta de tratamento de seus filhos. Crianças abandonadas, esquecidas, jogadas ao léu. Assassinadas pelo braço armado do Estado. Em Jairo, olhamos para tantas famílias que lutam para que seus membros possam ter vida, "e vida em abundância".
Na mulher com o fluxo de sangue contínuo contemplamos tantas pessoas com doenças graves que estão no meio de nós, e que conhecemos. Mulheres e homens entubados por conta da covid. Mulheres e homens que estão sofrendo em hospitais por falta de medicamentos que são suprimidos pela corrupção que mata.
Não devemos acumular riquezas enquanto temos irmãs e irmãos que estão na penúria. Nosso Deus é o Deus da vida. Jesus veio trazer vida para todos nós, e nos deu esse exemplo. A mulher voltou à convivência social após sua cura. Jairo teve sua filha de volta. Sejamos portadores de vida. Defender a vida é libertar todas e todos das várias situações de penúria, sejam elas espirituais ou materiais. Amém.
Leituras
1ª Leitura - Livro da Sabedoria 1,13-15;2,23-24
2ª Leitura - Segunda Carta de Paulo aos Coríntios 8,7.9.13-15
Evangelho - Marcos 5,21-43.
Link para os textos bíblicos.
https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php
Esta reflexão nos remete que devemos auxiliar a quem precisa e que os governos deveriam olhar pelos necessitados!
ResponderExcluir