quarta-feira, 9 de junho de 2021

Quem desobedecer a um só destes mandamentos, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

Palavra da Salvação.

É interessante observar a palavra de hoje. Jesus fala da lei. Pleno cumprimento da Lei. Lembremos que Mateus escreve para os judeus. Essa era a comunidade que ele acompanhava. Cada evangelista escreveu para determinado grupo social. E assim, era preciso falar a linguagem que eles entendiam.

Ao dizer que Jesus veio dar pleno cumprimento da lei, ele quer mostrar aos compatriotas de Jesus criaram muitas leis, e esqueceram da principal lei, a Lei de Deus. Uma lei social. Uma lei que trouxe uma nova forma de convivência social. A chamada Lei de Deus é mais uma norma de conduta. Uma conduta que coloca Deus em primeiro lugar, como aquele que cuida dos seus filhos. Logo em seguida, e sendo a maior parte das normas de conduta, a Lei de Deus passa a discorrer sobre as relações sociais. Como devem agir os filhos/filhas em relação aos pais; como devemos garantir a vida das pessoas (não matar); como deve ser nossa relação afetiva com o próximo/próxima (não pecar contra a castidade); não suprimir do outro/outra aquilo que lhe pertence (não furtar); não fazer fofoca nem inventar mentira sobre as pessoas (não levantar falso testemunho); respeitar a família de cada um (não desejar a mulher do próximo); e não desejar aquilo que não nos pertence (não cobiçar as coisas alheias). Essas determinações estão ligadas entre si. Não são isoladas. 

Jesus destaca que essas "leis" devem ser levadas a sério, e que devem ser ensinadas aos outros. Essa é a garantia de entrada no Reino dos Céus. Portanto, não podemos falar, defender, ensinar de forma diferente pensada por Deus.

Sejamos anunciadores das leis que libertam da escravidão social e espiritual. 


Um comentário:

  1. Sim.Devemos ter condutas boas para todos que nos procuram e que necessitam de auxílio! Seguindo os mandamentos estamos no caminho reto do bem.

    ResponderExcluir