Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,35-41
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro.
Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?" Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O ventou cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?"
Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"
Palavra da Salvação.
"Vamos para a outra margem". Muitos pregadores vão falar sobre o poder de Jesus sobre o vento e sobre as ondas. Sobre as águas que agitam o barco. E que o barco é nossa vida, é a Igreja. Isso tudo está correto. Mas, quero partilhar com você outro tema que está nessa passagem, e que nos passa despercebido. "A outra margem".
Passar a outra margem significa mudar de vida. Pasar a outra margem significa sair da mesmice do dia-a-dia. Sair da zona de conforto. Desinstalar-se daquilo que estamos acostumados. Lembra-se de Abraão? Saiu de sua terra, e foi para onde Deus indicou; mudou de margem. Lembra-se de Moisés. Deixou a segurança do rebanho do sogro para ir salvar o povo; mudou de margem. Temos outros, Pedro, Paulo, Natanael, Zaqueu, Mateus, Nicodemos.
Ir para a outra margem exige coragem e confiança em Deus. A travessia é agitada. Não existe calmaria. São ventos, onde fortes, água invadindo o barco. A travessia não é feita sozinho. Jesus vai junto. Mas, ele nos deixa conuzir a travessia. É preciso ter a coragem e a fé de saber que ele está conosco, e que nada possa nos abalar, nem nos derrotar.
É hora de mudarmos de margem. É hora de deixar aquela vidinha mediocre de sempre e fazer coisas novas, assumir novos compromissos, novas atitudes.
Deus sempre está conosco. Deus sempre nos guia. Deus sempre mostra a direção a seguir.
"Vamos para outra margem".
Verdade! Irmos para outra margem no meu entendimento significa fazer coisas boas a outrem sempre que nos for possível!
ResponderExcluir