Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.' 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.
Hoje celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Somente São João Batista e Jesus têm celebração da seus nascimentos. Isso devido a íntima ligação entre esses dois fatos, e esses dois personagens.
O evangelho de Lucas traça um paralelo entre a anunciação à Zacarias e Maria; os dois nascimentos são o fato espiritual marcante para as duas famílias.
João significa "Deus é misericordioso". Lembremos que Isabel era tida como estéril.
Façamos uma leitura para os nossos dias. Era costume de que o nome de um filho tivesse relação com a família do pai. No caso de João foi diferente, como no caso de Jesus também.
A vida de João foi de anuncio de conversão e de denúncia quanto a todas as ações contrárias a vontade de Deus praticadas pelas autoridades religiosas e políticas de seu tempo. João veio para preparar o caminho do Senhor. João veio para anunciar que o messias estava para vir. João conclamava o povo a ter uma vida mais conforme ao que Deus já tinha dito pelos profetas.
Hoje lembramos João Batista. Lembramos de Isabel e Zacarias. Uma família que esperava a vinda do salvador. Uma família envolvida pela esperança. Uma família que, mesmo na dor da esterilidade, sabia que para Deus nada é impossível.
Peçamos a São João Batista que nos inspire a denunciar as injustiças e as explorações do povo que sofre com fome, doenças, discriminação. Amém.
Deus é misericordioso e através de cada pequeno gestos aos necessitados é que atingimos o bem comum!
ResponderExcluir