Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23
1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató;
Mató gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Hoje celebramos a Natividade de Nossa Senhora. O nascimento da mãe de Jesus. Essa é uma festa litúrgica, não histórica no sentido da data. Mas, qual importância de festejarmos o nascimento de nossa Senhora?
Todos nós temos uma origem. Nascemos numa família. Temos uma linha genealógica, mesmo que não a conheçamos. Maria não poderia ser diferente.
O texto de hoje, nos é apresentado como a Genealogia de Jesus, da qual Maria faz parte. Temos muitas explicações teológicas do texto. Não vou desenvolver isso, pois meu objetivo é pastoral, ou seja, o que esse texto tem a ver com a minha vida hoje? Como posso tirar algum proveito dessa leitura, para mais amar e seguir Jesus Cristo, como nos diria Santo Inácio de Loyola?
Primeiramente, vejam as marcações que fiz no texto: Tamar, Raab, Rute, "mulher de Urias (Betsabá). O que isso tem de tão importante para nós? Então, Tamar embebedou Jacó para deitar-se com ele, e ter uma descendência. Uma atitude não muito correta. Raab era a prostituta de Jericó que ajudou os hebreus a conquistarem a cidade. Rute, não era judia. Betsabá, fora enganada pelo Rei. Então, na linhagem de Jesus aparecem algumas personagens de atitudes um tanto quanto duvidosas quanto a moral, mas que ajudaram na formação do povo hebreu até Davi. E Jesus faz parte disso. Estão envolvido com essa linhagem.
Segundo, Mateus faz um breve resumo da gravidez de Maria, e do desejo de José em abandoná-la secretamente. Mas, uma aparição de um anjo, o demove desse ideia. Como sempre, Deus intervindo de forma positiva na história da humanidade. De uma maneira discreta, mas decisiva. É nesse ambiente que nasce Jesus.
Terceiro, lembro a passagem dos Atos dos Apóstolos onde Pedro se recusara a tocar em alimentos estranhos à cultura judaica, chamando-os de impuro. Isso se repetiu por três vezes. Até que Deus lhe disse, não diga que é impuro aquilo que eu tornei puro.
Pois bem, Deus é onipotente. Pode tudo. De uma situação negativa, Deus pode transformar em alguma ação importante para nossa salvação. Lembro-me de Jesus dizendo, "nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entra´ra no Reino dos Céus".
Então somos chamados a termos um olhar divino sobre todas as coisas criadas. Devemos aproveitar a oportunidade nos dada por Deus para vivermos uma vida de inclusão. Sem preconceitos, sem racismos, sem homofobia, sem misoginia. Valorizando o meio ambiente. Não apoiando políticas públicas que promovem a morte e a destruição dos pobres, negros, favelados. Nenhum atitude de preconceito deve ser praticada por nós.
Na festa da Natividade de Nossa Senhora, procuremos observar como Deus age, e façamos da mesma maneira. Amém.
A discriminação é fato hoje e sempre! Cabe a nós mudarmos esses preconceitos através de nossos atos e posicionamentos.
ResponderExcluirMuitos dizem que não são preconceituosos, mas no fundo o são. Se conversarmos sobre o assunto podemos reverter através da autocrítica dos mesmos!
Trabalho árduo, mas necessário para um mundo melhor e com mais empatia!