Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,4-15
4 Reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5 'O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6 Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8 Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.' Dizendo isso, Jesus exclamou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 9 Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10 Jesus respondeu: 'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11 A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13 Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14 Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15 E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
A parábola é do Semeador nos é conhecida desde os ternos tempos de nossa participação na Igreja. Ele tem uma aplicabilidade infinita. Ela pode ser usado tanto para aqueles que comungam da mesma fé, como para aqueles que, praticando o bem, não compartilham da mesma. Não precisa ser católico apostólico romano para viver a parábola do Semeador.
Jesus diz que alguém saiu semear a semente que tinha. E que essa semente foi sendo deixada em várias partes desse caminho, em vários terrenos: pedregoso, espinhento, à beira do caminho, e em terreno fértil.
Sempre comentamos essa parábola partindo da perspectiva da terra onde caí a semente. Hoje, gostaria de fazer menção ao semeador. Normalmente, a pessoa que trabalha na terra, um agricultor, antes de plantar sua semente prepara a terra. Aduba, coloca água. E só depois, então, planta. Entretanto, na parábola do Semeador não vemos isso. Parece que o semeador não se importa com a terra onde a semente será lançada. Ele vai deixando a semente cair em vários ambientes diferentes. E por que isso?
Nesse caso, não cabe ao semeador fazer a semente germinar. Isso não lhe pertence. No caso da parábola, que tem uma função catequética espiritual, ela nos mostra que, apesar de existir um ambiente propício para que a semente germine, o semeador de palavras não pode escolher onde irá lançar a semente.
Quantas vezes, perdemos a oportunidade de falarmos da Jesus, e de seu evangelho, porque temos preconceito de ir ao encontro de grupos que não são cristãos, não vivem conforme a nossas doutrinas, a nossa moral, que se declaram ateus?
O exemplo que Jesus nos coloca nos mostra que o semeador deve semear. E que a terra onde cai essa semente, e onde ela germinará, não cabe ao semeador escolher. Quantas vezes, várias pessoas católicas apostólicas romana me mandam mensagem pedindo para não mais receber meus textos, minhas orações, a palavra de Deus. E pasmem, dentro desse grupo, existem pessoas ordenadas. Não é porque temos um ministério ordenado dentro da Igreja que somos terreno fértil. Quantos coordenadores/as de grupos de oração agem como se fossem verdadeiro "donos" daquele grupo. Quantos pessoas em nossas Igreja estão há anos à frente de uma pastoral. Quantos catequistas não percebem que precisam mudar a forma de falar, a forma de compreender a vida que seus catequisando chegam até ele/a.
Precisamos olhar para essa parábola da perspectiva do Semeador. Sejamos corajosos, corajosas em anunciar a Palavra de Deus em qualquer ambiente em que estamos. E muitas vezes, semear é viver conforme a palavra, isso se chama coerência de vida. Amém.
Amém! Realmente, nosso papel é de repassar a palavra de Jesus a quem pudermos.
ResponderExcluirOutra forma muito boa de repassar a palavra de Jesus é através de nossas ações, exemplos que acredito eu ficam na cabeça de quem recebe.