Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,33-39
33 Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 'Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem.' 34 Jesus, porém, lhes disse: 'Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.' 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 'Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor.'
Palavra da Salvação.
Reflexão
Que belo texto para pensarmos e repensarmos nossas práticas religiosas. Nossa vivência humana. Nossa existência.
Os fariseus estão preocupados com práticas religiosas. Práticas exteriores. Aquilo que pode se mostrar publicamente para que outros vejam.
Porém, Jesus é o novo. A nova mensagem. O novo jeito de se relacionar com Deus, com o próximo. Uma nova forma de se fazer políticas públicas (apesar de alguns discordarem dessa visão).
Jesus nos chama a uma mudança de práticas religiosas. É preciso deixar de lado aquilo que é velho que condena, escraviza, exclui. Doutrinas carcomidas pelo tempo. Fazemos parte da nova aliança; do vinho novo; da roupa nova. Aqueles que querem mudar, que querem mudanças pessoais e sociais devem se despir da roupa velha e colocar uma roupagem diferente. Quem quer uma vida verdadeiramente feliz, deve deixar de consumir o vinho velho, e consumir o vinho novo. E este, deve ser guardado em odres novos, num novo coração, numa nova sociedade. Num jeito novo de agir. Devemos lutar contra os odres envelhecidos do preconceito, do racismo, da homofobia, da misoginia, da destruição do meio ambiente. Devemos não votar em pessoas que praticam necro-política; em pessoas que oprimem a população; que a privem de políticas públicas que dê dignidade a todas a todos. Políticas Públicas que valorizem a vida com condições dignas de moradia, saneamento, transporte, cultura, escolarização, educação etc.
Jesus faz um alerta, devemos ter cuidado para não nos acomodarmos com velhas estruturas. É hora de mudarmos. É hora de novas estruturas para recebermos a mensagem de Jesus, roupa nova e odres novos.
Concordo, as coisas do mundo caminham e a igreja se não caminhar junto para levar aí neste meio, o reino de Deus,vai ficar lá atrás em dívida com sua missão.
ResponderExcluirJesus aderiu ao meio para evangelizar,caminhou com o povo.
Sim! A reflexão de hoje nos mostra que o mundo se modifica o tempo todo!
ResponderExcluirPassamos por diversas modificações com o dia a dia e temos que estar preparados para tais!
As mudanças, as vezes são muitas e devemos nos orientar para conseguirmos nos situar no tempo!
Essas variações são normais durante tempos e tempos. Não dá para tratar o mesmo assunto da mesma forma do que no tempo passado.
Nossas práticas religiosas também se alteram em função das mudanças, como você mesmo descreveu.
Precisamos estar preparados para conseguir orientar, estar no momento presente e nos adaptar as coisas novas.