Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,18-22
Aconteceu que, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Quem diz o povo que eu sou?' 19 Eles responderam: 'Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou.' 20 Mas Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'O Cristo de Deus.' 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: 'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Lucas inicia o evangelho de hoje narrando que Jesus estava rezando, e os discípulos estavam juntos. É assim que se aprende a rezar, vendo aquele que nos guia rezando também. Isso é fundamental, ter um método, um jeito, uma forma. A Igreja Católica nos sugere a lectio divina, ou seja, a leitura orante da palavra de Deus. Não é só ler. Não só fazer exegese do texto. É confrontar a vida com aquela palavra. E Jesus estava fazendo isso.
A segunda parte do texto nos remete a uma conversa entre amigos. Jesus, ao deparar-se com a Palavra começou a refletir quem seria ele e sua missão. A cena que antecede a leitura de hoje é a da multiplicação dos pães. E sempre depois de certos milagres, ou às vezes, antes deles, Jesus está em oração.
Jesus pergunta aos discípulos o que eles estão ouvindo as pessoas falarem quem é ele. Logo em seguida, ele quer saber qual a visão seus discípulos tinham dele. É interessante notar isso. Os discípulos convivem, estão juntos, ouvem mais intimamente. Participam da vida de Jesus. Deveriam ter uma compreensão distinta do resto dos outros. E é o que vemos. Pedro resume quem Ele é, "O Cristo de Deus".
Mas, ser o Cristo de Deus não significa ter "poderes" nesse mundo. O "Cristo de Deus" deve ser rejeitado, sofrer, ser morto, mas ressuscitar. Ser discípulo de Jesus não é receber glórias, mas é passar pelas mesmas provações, pelas mesmas rejeições. Pelo mesmo sofrimento. Mas, devem ter a esperança na ressurreição, na vida que ressurge.
Hoje, somos chamados a refletir sobre a nossa fé no "Cristo de Deus" que assume as dores do mundo para nos abrir as portas dos paraíso. Estamos dispostos a assumir essa missão na nossa vida? Ser discípulo é sofrer com o Cristo.
Amém!
Sim. Refletir sobre nossa fé sempre e mantê-la sempre conosco!
ResponderExcluir