sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Tira primeiro a trave do teu olho

Atalaia: TIRANDO A “TRAVE”

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,39-42

39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: 'Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Esse breve texto de hoje é simples e direto para nós nos dias de hoje. Apontar o dedo para o pecado dos outros é muito mais fácil. Reconhecer os próprios erros, isso é mais difícil. Complicado. 

O texto é direto. Antes de criticar o teu irmão, olha para si mesmo primeiro. Não acuse. Ajude! Não seja inoportuno. Quem disse que você é melhor do que os outros. Muitos gostam de usar a "doutrina" para acusar. Mas, já parou para pensar que foi por causa da "sã doutrina" que Jesus foi condenado, crucificado, morto? E que foi por conta da lei do amor, da misericórdia, do perdão, que ele ressuscitou? Que sua ressurreição serviu para mostrar que é possível criar um novo mundo, uma nova humanidade? Um mundo sem racismos, sem homofobia, sem misoginia, sem preconceitos, sem violência, sem armas, sem destruição da natureza?
Liberte-se de todas as traves que te impedem de ver as ações de desumanidade, tira o cisco de teu olho, liberte-se das amarras das doutrinas que oprimem. "E então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão". Amém.

Um comentário:

  1. Verdade! Criticar é muito fácil, aceitar crítica é muito difícil!

    Porém, a melhor forma é não criticar os outros e focar no que você pode fazer para se melhorar e praticar o bem aos outros!

    É preciso muita empatia, pois todos temos nossos defeitos! Precisamos sim, corrigir nossos erros e nos aprimorar.

    Somos todos aprendizes, necessitamos estar conectados ao que está em nossa volta e procurar melhorar sempre!!!

    ResponderExcluir