quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mas, ai de vós, ricos

 Há 4 anos, ricos ficam mais ricos e pobres ficam mais pobres no Brasil

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,20-26

20 Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: 'Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados, sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 
24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.
Palavra da Salvação.

Reflexão.

Esse não é um texto fácil de se meditar, ou de se pregar. Refletir internamente sobre ele, compreender no coração o que Jesus quer dizer, é relativamente simples. Agora, externar a lição que ele nos dá, aí o bicho pega.

Inicialmente, Jesus fala de esperança para os pobres, de comida para os famintos, de alegria para os que vivem chorando por causa do sofrimento. Jesus deixa uma mensagem de coragem para todas e todos que são perseguidos porque defendem a justiça.

Mas, se existe preconceito, racismo, homofobia, misoginia, destruição da natureza, é porque existe um grupo de pessoas que se locupletam dessas atitudes. E Jesus os chama de ricos. Para que alguém tenha fartura em sua mesa, é necessário que alguém tenha ficado sem o que comer (famintos). Para que alguém possa rir das coisas "boas da vida", é porque alguém está chorando. Se alguém está sendo elogiado pela sua sabedoria, pelo seu conhecimento, pela sua importância é porque alguma vantagem esta levando nisso. E Jesus alerta para que essas pessoas tomem cuidado. Tudo aquilo que estão tendo agora deve ser partilhado, colocado em comum. Caso contrário, não farão parte do Reino dos Céus.

Para mim, existem duas chaves de leitura desse texto. A primeira, quem são os bem aventurados. A segunda, quem são os que se locupletam das riquezas do mundo. A quem é destinada a salvação eterna, e a quem é destinada a danação eterna.

O texto de hoje nos chama a refletir, em qual dos dois grupos eu estou? 

3 comentários:

  1. Realmente esta reflexão é difícil de falar. Acredito que todos temos que ajudar ao próximo dentro de nossas possibilidades. Qualquer auxílio é de grande valia.

    Sei que é complicado devido a enorme desigualdade social! Nosso papel está também na orientação, esclarecimento e mostrando a importância do estudo e educação para um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  2. Sim havemos de estar atentos a nossas açoes e atitudes com o proximo!!!
    Que consigamos acompanhar os caminhos do Senhor!!
    Livra- me Senhor de toda vaidade e orgulho!!

    ResponderExcluir
  3. Vi esta frase escrita num mural e decidi acrescentar aqui na minha reflexão:

    "Eduque as crianças e não precisará punir os homens."

    E acrescentando, dar condições para todos estudarem em busca de oportunidades.

    ResponderExcluir