Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou apensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
O texto de hoje é bem conhecido por todos nós. Quase sabemos de cor.
Dividamos o texto em partes, para dele tirar algum proveito espiritual.
1. O anjo, de nome Gabriel, foi enviado, por Deus, a uma cidade. O anjo não vem por si mesmo. Ele é um enviado, um mensageiro, um missionário que anuncia algo da parte de Deus. Estamos sendo missionários, ou estamos fazendo o que queremos sob a alegação de que é o que Deus quer?
2. Há uma pessoa a qual o anjo fora enviado. A uma "virgem". A alguém sem manchas. Ainda na pureza da idade, dos pensamentos, dos sentimentos, da fé. Uma pessoa não contaminada pela corrupção das coisas do mundo. Alguém que estava aberta a graça a Deus, e disposta em fazer a vontade de Deus em sua vida, mais do que as suas próprias.
3. O anúncio é feito. Ou melhor, o convite. O anjo começa a cumprir sua missão. Incialmente, ele saúda Maria com a expressão "Alegra-te". Quer dizer, toda tristeza será apagada para você que é cheia de Graça, pois "o Senhor está contigo".
4. Maria começa a refletir que saudação era essa. Ela "começou s pensar qual seria o significado dessa salvação.
5. O anjo volta, e diz, "Não tenho medo"! Deus está contigo. Então, parte para anunciar aquilo para o qual fora enviado, "conceberás e darás a luz um filho". Essa é a primeira parte da fala. Depois, informa o nome que deverá dar à criança, "Jesus". E enumera as características desse filho: Grande, Filho do Altíssimo, herdará o trono de Davi, o seu Reino não terá fim.
6. Conhecedora de como acontecem a geração de filhos, ela pergunta, "Como será isso, se eu não conheço homem algum"? Maria ainda está presa às coisas da terra. E o anjo explica como ocorrerá. É uma experiência mística. Ele diz, o "Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Filho de Deus".
7. Maria passa da realidade terrena para a realidade mística, por isso diz, "Eis aqui a serva do Senhor".
Olhamos para nós e para Maria. Ela, uma pessoa comum. Do meio do povo pobre de seu tempo. Temente a Deus. Esperava a realização das promessas de libertação. Estava em algum lugar, com seus afazeres. Vivia a vida do dia-a-dia. Sem grandes coisas.
Recebe a visita de Deus através do anjo. O anjo é mensageiro, não é a mensagem. Ele não anuncia a si mesmo. Ele comunica que ela será a mãe do Filho de Deus, e que por isso, o Espírito Santo a cobrirá. A encarnação é um projeto da Trindade Santa. Espírito que fecunda, que gera, que traz boa nova aos filhos e filhas de Deus. Por isso, toda e todo que são batizados e crismados não podem viver uma vida de corrupção, de roubos, de maldade. Não podem apoiar políticas públicas que desvalorizem a vida, que digam "e daí"!
A Solenidade de hoje nos ajuda a refletir sobre nossas ações no dia-a-dia. Estamos prontos a dizer, "Eis aqui a serva (servo) do Senhor"? Estamos preparados para afirmar, "Faça-se em mim segundo a tua palavra"?
Sim. Somos pelas ações que fazemos! E através dessas boas ações que mostramos a palavra de Jesus! Nossas ações no auxílio e conforto do próximo é que apresentamos o que somos para Deus!
ResponderExcluir