Santos Inocentes |
Hoje celebramos os Santos Inocentes, mártires.
Recordemos a história desses pequenos santos. No evangelho de Mateus, nos é narrado que Herodes mandou matar os meninos com menos de 2 anos de Belém. Lembremos que os magos passaram por Jerusalém buscando a criança cuja estrela brilhava forte no firmamento. E, a esta criança, eles denominaram de rei.
Herodes ficara perturbado com essa notícia. E ao enviar os magos para a cidade de Belém, orientou-os que assim que voltassem, comunicassem onde estava a criança para que fosse também adorá-lo. Como s magos foram avisados em sonho para não voltar pelo mesmo caminho, Herodes mandou matar todas as crianças com menos de dois anos.
A primeira leitura de hoje, nos indica como devemos agir perante Deus e as pessoas. João Evangelista afirma que "Deus é luz", e onde há luza "não há trevas". Trevas e luz não podem andar juntas, pois a luz dissipa as trevas. E João diz se "dissermos que estamos em comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo".
Quando nos voltamos para as crianças mortas por Herodes, não podemos nos esquecer das crianças são assassinadas pelo estado democrático de direito que ceifa a vida de nossas crianças com armas. Que matam sonhos de crianças ao praticarem estupro e abortos indiscriminadamente. Crianças privadas de lares por conta do capitalismo que mata, que exclui. Crianças sem acesso à educação e à cultura. Crianças sem poderem ser tratadas de suas enfermidades porque os hospitais públicos são sucateados por conta da corrupção que rouba dinheiro.
A leitura da carta de João nos lembra que existem políticos que se dizem cristãos, ou religiosos, ou crentes, mas que que servem às obras das trevas. Devemos tomar cuidado com essas pessoas. Não basta dizer "Senhor, Senhor". Não basta ir à missa e comungar, ou confessar os pecados. Não basta ir ao culto e se autoproclamar "bispo" ou "pastor".
A Festa de hoje é profética. Traz em si uma profunda profecia contemporânea. É preciso que os cidadãos desse país, desse estado, dessa cidade saibam escolher pessoas que sejam decentes e honestas para gerar vida. O sangue dos inocente clama, grita!
A oração da coleta de hoje nos convoca a "testemunhar com a nossa vida o que nossos lábios professam". Caso contrário, seremos mentirosos e mentirosas. E a luz não estará em nós, e não teremos nossos pecados perdoados. Lembremos, os filhos da trevas são mais espertos que os filhos da luz. E os filhos das trevas sabem se travestir de luz.
"Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra da boca de Deus". Em tempos de pandemia e de isolamento, alimentemo-nos com a palavra de Deus, verbo encarnado que se veio iluminar nossas vidas. Amém.
Leitura da Primeira Carta de São João 1,5-2,2
Caríssimos: 5A mensagem, que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos, é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazem os dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
Palavra do Senhor.
Jesus é bom para todos e ama a todos da mesma forma! Amém
ResponderExcluirAmém 🙌
ResponderExcluir