terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O que odeia o seu irmão está nas trevas

Primeira Carta de São João 2,3-11

Caríssimos: 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu. 7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo - que é verdadeiro nele e em vós -, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e  não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.

Palavra do Senhor.

Reflexão.

Diante da clareza desse texto, teríamos algo a acrescentar? Apenas uma coisa, "Deus não faz acepção de pessoas". Se somos seus discípulos devemos acolher a todas e a todos, cristãos e não cristãos. Deus cria e nos dá liberdade até de negá-lo. Mas, não crer na existência de Deus não dá aos não-crentes a chave para fazer o mal, para destruir vidas.

Se cremos, não devemos odiar o irmão/irmã. Quem anda nas trevas não se importa com a morte daqueles que são contaminados pela covid por falta de uma política pública que gere vida. 

Amemos como Jesus amou.

Um comentário:

  1. Sum. Amar a todos sem discriminação por gênero, raça, credo! Simplesmente amar com a pureza de nossos corações!!

    ResponderExcluir