domingo, 6 de dezembro de 2020

Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,1-8

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: 'Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'' 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.'

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Estamos no segundo domingo do Advento. O verbo hoje é Preparar. Interessante notar que os verbos tem a função de indicar ação ou movimento (ou estados e fenômenos da natureza). O verbo de hoje, Preparar, está diretamente relacionado com a ação de fazer alguma coisa para que se esteja preparado para algo, no nosso caso, a segunda vinda de Jesus.

Preparamos tantas coisas, e não percebemos. A ação de preparar faz parte da nossa vida, do nosso dia-a-dia. Na religião é a mesma coisa. A fé é um ato continuo de preparação. Preparar-se para a segunda vinda de Jesus, O encontro definitivo com o Pai em seu Reino. Não sabemos quando isso será. Por isso, devemos estar preparados sempre. Na segunda leitura de hoje, Pedro nos conclama a termos uma vida "santa e piedosa" baseada na justiça e na esperança. 

Para os primeiros cristãos, uma vida santa estava relacionada diretamente em atender as necessidades dos outros. Acolher os refugiados, alimentar os famintos, saciar a sede dos sedentos, dar atenção aos doentes e encarcerados. É possível, no aqui no agora, fazer com que o novo céu e a nova terra possam ser construídos. É no hoje que fazemos nascer a nova humanidade.

O profeta Isaías, na primeira leitura, nos mostra um Deus que caminha ao nosso lado. Que trata seus filhos e filhas com carinho. Que tira da nossa vista tudo o que possa impedir de ver as maravilhas de Deus, e de sua justiça. Da mesma forma que o pastor tange o seu rebanho, assim, o Senhor vai nos conduzindo pelos seus caminhos.

Estamos meditando o primeiro capítulo do evangelho de Marcos. Certas preocupação não fazem parte desse evangelho, por exemplo, a origem de Jesus. Esse evangelho é considerado um evangelho catequético, de anuncio querigmático. Além de responder a pergunta, quem é Jesus?

É necessário ter uma mudança de vida para que possamos receber Jesus e o Espírito Santo. É preciso endireitar aquilo que não está em conformidade com a palavra de Deus. É necessário Conversão. Um novo jeito de ser. Um novo jeito de se relacionar com as pessoas. Saber acolher o que é diferente. Saber cuidar da natureza.

Preparar o caminho é tirar da indigência aqueles que estão espalhados pelas ruas de nossas cidades. É não aceitar a necro-política praticada por governantes inescrupulosos. É entender que ser filho ou filha de Deus não está ligado a cor da pele. É não aceitar a violência contra os pobres. É saber acolher os irmãos e irmãs LGBTQ+. É ser contra toda forma de violência contra as mulheres, crianças e jovens. É cuidar dos idosos e idosas. É defender o meio ambiente.

Hoje, somos chamados a preparar o caminho do Senhor. Façamos de nossa vida um verdadeiro ato missionário de preparação na vida dos outros. Amém.

Um comentário:

  1. Estarmos preparados com o intuito de ajudar os outros faz parte de propagar a palavra de Deus!

    ResponderExcluir