quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Tomai sobre vós o meu jugo, e vós encontrareis descanso.

 


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Hoje eu, e mais alguns companheiros diáconos, completo 13 anos de ordenação. O que caracteriza a ordenação dos diáconos é a entrega do livro dos Evangelhos. O bispo diz, "Recebe o Evangelho de Cristo, do qual fostes constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares".

O diácono é a configuração do Cristo servo (Lc 22,27). Todos os documentos da Igreja atestam essa verdade. O diaconato na Igreja católica fora restabelecido para que a ação missionária da Igreja pudesse chegar aos lugares mais recônditos. Os diáconos são homens de fronteira. Vão à frente. Preparam o caminho. Tal como Jesus, são incompreendidos em sua missão. 

O documento de Aparecida ressaltar que os diáconos permanentes são constituídos "para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja". Seguindo nessa mesma linha, a CNBB, no documento 96, parágrafo 58 diz, "o diácono assume a opção preferencial pelos pobres, marginalizados e excluídos. Ele é apóstolo da caridade com os pobres, envolvido com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais". 

O evangelho de hoje reflete bem uma parte da vocação diaconal. Aliviar as dores do mundo, mesmo que tenhamos nossas dores particulares. Amenizar os sofrimentos alheios, mesmo que tenhamos nossos sofrimentos. Não colocar nos ombros dos outros cargas pesadas. A palavra de Jesus não acusa, liberta. A palavra de Jesus aponta caminhos, indica direções. A palavra de Jesus é acolhedora, e como tal, olha para cada um como um filho ou filha de Deus.

Podemos estar cansados de muitas coisas. Mas, aceitar a missão de Jesus é ter certeza de que nossos sofrimentos serão aliviados.

Um comentário:

  1. Parabéns Diácono Gayoso! Como já disse aprecio muito suas reflexões!A palavra de Deus sempre nos alivia de nossas provações!Enfim, devemos praticar o bem a todos!

    ResponderExcluir