Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,35 - 10,1.6-8
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!' 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Minhas leitoras, meus leitores, a algum temo não tenho publicado as reflexões diárias. É assim mesmo. Apesar de diariamente lermos e meditarmos o evangelho do dia, nem sempre o Senhor nos inspira a escrever.
Estamos passando por um período difícil na história da humanidade. Não é o primeiro, nem será o último. Mas, como somos nós que estamos vivendo esse momento, nos parece uma eternidade. Temos o sentimento de demora. Isso me faz lembrar o povo de Deus 40 anos no deserto rumo a terra prometida. Ou a escravidão de 400 anos no Egito. Longos períodos de provação, e de espera de uma ação de Deus.
A leitura do evangelho de hoje, coloca Jesus em caminho, "percorria todas as cidades". Jesus nunca estava parado. Era necessário anunciar o evangelho do Reino. E no Reino de Deus não existem enfermos. No Reino de Deus todos e todas tem acesso à saúde, à moradia, à trabalho, à salário digno. No Reino de Deus não há discriminação por conta da cor da pele, da condição social, da opção sexual, se é mulher, criança ou jovem. No Reino de Deus a natureza é tratada com respeito (Paraíso). É preciso que isso seja anunciado.
Deus precisa de homens e mulheres que se predisponham a realizar essa missão, essa tarefa. Jesus chama a ação de evangelizar de messe, e essa precisa de operários. E ele nos pede que rezemos para que Deus mande mais operários. E por outro lado, ele espera de cada um de nós uma atitude de missionários, de evangelizadores para que outras e outros possam fazer o mesmo.
Os operários não são somente bispos, padres, diáconos. Toda e todo criatura é um operário desse messe. A ação de evangelizar não é restrita a sacramentos. Os sinais do reino vão além daquilo que celebramos. E se celebramos é porque precisamos nos abastecer da palavra de Deus.
O Reino dos Céus está próximo.
O pouco que sabemos da palavra de Deus é muito para quem não sabe nada! Portanto, façamos a nossa parte para que outros conheçam o bem que a palavra de Deus proporciona!
ResponderExcluir