domingo, 28 de março de 2021

Domingo de Ramos e da Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo


Hoje estamos celebrando o Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor. Nosso canal está fazendo um ano no ar. Ou melhor, nas redes sociais. Se você ainda não nos segue, clique nos links a seguir e se inscreva: Telegram, Instagram, Facebook.

No Youtube, "Inscreva-se", e ative o "sininho" para receber as notificações.

Interessante notar que temos dois evangelhos. O primeiro, que seria lido procissão de ramos, tradicional na nossa liturgia. O segundo, o evangelho da própria missa, onde narra todo o processo da Paixão de Jesus.

O evangelho da "procissão" narra como Jesus entrou em Jerusalém. Antes de seguir, quero lembrar que todos os evangelistas narram esse fato. 

Jesus está se aproximando de Jerusalém. Aproxima-se a festa da ||Páscoa judaica. A distância entre essas cidades era de 6km. Mais ou menos a metade da ponte Rio-Niterói (cerca de 13Km). E é aclamado pelo povo como rei.

O Evangelho da missa, é o evangelho da paixão. Bem mais longo.

Um olhar mais atento, nos mostra várias situações distintas no evangelho.

Marcos é bem claro e profundo.

1º. Narra a chamada Unção de Betânia. Jesus estava à mesa na casa de um leproso de nome Simão. A mulher se aproximou, com um vaso de perfume de nardo puro. Quebra o vaso, e derrama o perfume sobre a cabeça de Jesus. Uma observação, com certeza, essa mulher seria uma prostituta, pois precisava do perfume para atrair seus clientes.

Jesus destacou essa ação. Ele disse que a mulher praticou uma boa ação, ungindo-o para a paixão.

2º. Judas fora cooptado pelos fariseus para entregar Jesus em troca de dinheiro.

3º. A preparação para a Páscoa. A ceia derradeira de Jesus. A ressignificação da Ceia Pascal. A partir daquele instante, o pão passa a ser o corpo do Senhor; e o vinho, o seu sangue. 

4º. A Traição da Negação. Pior do que a traição de Judas, foi ver Pedro, aquele que morreria junto com Jesus, o negar três vezes. O medo da cruz faz com que se mude de ideia na hora do "vamos ver".

5º. Jesus sua sangue. Sente angústia e dor. Percebe que não será fácil passar pela paixão.

Dai em diante, Jesus é preso, inquerido. Condenado. Flagelado. Morto.

As pessoas, que aclamaram Jesus rei com os Ramos, agora o condenam à morte. Preferem um ladrão à Deus. Viram as costas para o filho de Deus. 

Escolha uma das partes do evangelho de hoje. Pare e medite.

Estamos iniciando a Semana Santa. Convido você a acompanhar as reflexões dessa Semana no meu blog, diaconiadapalavra.blogspot.com

Tenhamos uma boa Semana Santa.

Lembre de assistir o vídeo da bênção de Ramos. Abençoe seu Ramo. Coloque-o em algum lugar de destaque em casa. NÃO aglomere. Ainda estamos vivendo um período de pandemia muito grave. VACINA SIM!

2 comentários:

  1. Que Deus nos proteja e que essa pandemia se dissipe o mais breve possível!!

    ResponderExcluir
  2. Coloquei os ramoscom fitinha vermelha nas portas de casa.
    Gratidão pelo Retiro.

    ResponderExcluir