Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,1-8.14-15.21-23
Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. 14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'.
Palavra da Salvação.
Ouvir e viver a Palavra de Deus, eis nossa reflexão de hoje.
Na primeira leitura, ouvimos Moisés dando as diretrizes para que o povo pudesse viver feliz na terra prometida. E alertou para que não mudassem nada das leis de Deus.
A segunda leitura de hoje, tirada do livro de Tiago, é um alerta para nós de como estamos vivendo a nossa fé. Ele diz que não basta apenas ouvir Palavra, mas que se deve colocar em prática. E afirma que a religião pura é aquela que, movida pela Palavra de Deus, vai ao encontro dos que estão em sofrimento diante de nós. Não somos fieis de uma religião intimista ou individualista, toda nossa viva ascética deve nos levar ao encontro das dores do mundo.
No evangelho, vemos um embate entre Jesus e os fariseus. Estes estão mais preocupados com práticas vazias do que com a fé que nos move a fazer o bem. Os fariseus são mais cumpridores de preceitos religiosos do que viverem a fé verdadeira.
Jesus nos convida a olharmos para nós e nos conhecermos. As impurezas humanas são forjadas dentro do próprio ser humano.
"Más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro do homem, e são elas que tornam impuro o homem". Essa é a realidade humana. Jesus nos chama a olharmos para dentro de nós mesmos, e evangelizarmos nossas gestos e ações.
Lembro-me de que a algum tempo atrás, na missa, rezávamos assim, "confesso a Deus, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por palavras, atos e omissões". É disso que Jesus fala.
As leituras de hoje nos convidam a uma mudança de vida, vivendo e acolhendo a Palavra de Deus que me impulsiona a mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.
Deus lhe abençoe. Bom Domingo. Até semana que vem!