domingo, 15 de agosto de 2021

O Poderoso fez por mim maravilhas!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, 48pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! 50Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. 51Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. 52Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. 53De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. 54Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação.

Hoje celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Depois de Jesus, Maria é a primeira mortal que é elevada aos céus em corpo.

A oração da Coleta, que abre a Missa de hoje, nos pede que vivamos "atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória". E a leitura do evangelho nos remete à visita que Maria faz a Isabel logo após saber que ela estava grávida.

Maria partiu apressadamente para uma região da Judeia. Ao saudar Isabel, a criança que estava em seu ventre estremeceu. E Isabel fez uma oração de louvor e agradecimento a Deus pelo sim de Maria.

Então, Maria exultou no Espírito e fez a belíssima oração do Magnificat. Essa oração nos coloca de volta na vida. Nos faz ver que Deus age na história, na pequenez. Nos humildes, nos fracos, nos sem teto, nos que passam fome pelas ruas de nossas cidades. Nos que moram nas ruas. Nos que morreram por negligência política de não ter dado vacina a todas e a todos no momento certo. 

Maria nos mostrou o poder de Deus que com seu braço "dispersou os orgulhosos". Um Deus que "derrubou do trono os poderosos", e que "exaltou os humildes". Um Deus que "saciou os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias". Um Deus que acolheu a todos e todas que foram fieis à sua promessa, e que creem em Jesus como enviado de Deus.

Celebrar a Assunção é olhar para Maria como aquela que, cumprindo a missão dada por Deus, é encaminhada ao Reino diretamente. Esse é o nosso destino, o Reino dos Céus, vivamos uma vida plena do evangelho, inspirada pelo Espírito Santo, e, mesmo sendo pecadores, chegaremos aos Reino de Deus. Amém.

3 comentários: