Naquele tempo: 6Todos os habitantes de Siquém e os de Bet-Melo se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém e proclamaram rei a Abimelec. 7Informado disso, Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim e se pôs a gritar em alta voz, dizendo: 'Ouvi-me, moradores de Siquém, e que Deus vos ouça. 8Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei para reinar sobre elas, e disseram à oliveira: 'Reina sobre nós`. 9Mas ela respondeu: 'Iria eu renunciar ao meu azeite,
com que se honram os deuses e os homens, para me balançar acima das árvores?' 10Então as árvores disseram à figueira: 'Vem e reina sobre nós'. 11E ela lhes respondeu: 'Iria eu renunciar à minha doçura e aos saborosos frutos', 12As árvores disseram então à videira: 'Vem e reina sobre nós'. 13E ela lhes respondeu: 'Iria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para me balançar acima das outras árvores?' 14Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro: 'Vem tu reinar sobre nós'. 15O espinheiro respondeu-lhes: 'Se deveras me constituís vosso rei, vinde e repousai à minha sombra; mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!'.
Palavra do Senhor.
É impressionante como a Palavra de Deus ilumina as ações de nossa vida. Basta ter a coragem de ler, meditar, orar, e procurar viver.
Da mesma forma que Jesus comparou as pessoas aos vários tipos de terreno, o autor do livro dos Juízes compara as pessoas a quatro tipos de árvore: oliveira, figueira, parreira, espinheiro.
Cada tipo de árvore, revela o coração de cada um de nós. Existe um livro que se chama a Revolução dos Bichos. Vale a leitura.
O povo eleito queria um rei. E escolheram alguém que, aparentemente, não era bem vista por Joatão. Então, ele proferiu o discurso que lemos anteriormente.
Vejamos. As árvores viviam bem sem uma árvore com plenos poderes sobre as demais. Entretanto, elas queriam uma que estivesse à frente de todas.
Escolheram a oliveira, inicialmente. a oliveira. Responsável por dar o óleo necessário à vida. Ela se vale de sua importância para os deuses e para os homens para recusar o convite. Se vale de sua importância.
Diante da negativa, foram ao encontro da figueira. Essa, diante de sua nobreza de doçura e dos frutos saborosos.
Foram, então, à videira. Essa se valeu de sua nobreza juntos aos deuses e aos homens para declinar do convite.
Por último, foram ao espinheiro. Uma das árvores mais abomináveis. Sem nada a oferecer. Nem mesmo uma sombra poderia oferecer. Mas, foi essa que aceitou o ofício. E, como o que oferecer, deu-lhes fogo. Deu-lhes a destruição.
Devemos tomar cuidado a quem vamos colocar como nossos líderes. A quem vamos seguir. Além disso, não devemos achar que nossas doçuras, nobreza de vida nos afastem do serviço.
Deus nos mostra que tudo aquilo que temos de bom deve ser colocado à serviço da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário