Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19,16-22
16Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' 17Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' 18O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.' 20O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' 21Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Palavra da Salvação.
"Alguém aproximou-se". Mateus não identifica a pessoa. Poderia ser qualquer um. Poderia ser eu, ser você. Essa pessoa deseja possuir a vida eterna. Como todos nós.
Incialmente, ele pergunta o que deveria fazer, de bom, para ter a vida eterna. Jesus afirma que só Deus é bom. Então, se somos criados à imagem e semelhança de Deus, devemos ser bons. Essa é a primeira resposta de Jesus, não direta, mas implícita.
A segunda resposta fala da vida cotidiana. Jesus diz, "se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos". Mas, a pessoa, conhecedora de todos os mandamentos da lei mosaica, e da lei dos fariseus, fica confuso, e pergunta: "quais mandamentos?" Então, Jesus responde, "não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, ama o próximo como a ti mesmo". Tudo o que está no decálogo relacionado com o outro. Jesus mostra que mais do que as leis que falam do nosso relacionamento com Deus, a que nos impele de irmos ao encontro do outro são as leis que nos farão termos a vida eterna. Basta isso.
Mas, a pessoa quer mais. Deseja avançar para águas, mais profundas. Tem uma sede de infinito. A resposta, de quem procura a vida, é direta, "tenho observado todas essas coisas. O que me falta"? Quer dizer, preciso de mais.
Então, Jesus responde, "vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quem quer mais do que a simples observância da lei, deve comprometer-se com os pobres. Deve desfazer-se de seus bens. Distribuir aos necessitados. Em seguida, seguir Jesus, ou seja, assumir a mesma vida que Jesus teve. Não se preocupar com os bens materiais. Doar a própria vida. Assumir a cruz de Jesus.
"Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico". Interessante, no fim da perícope, Mateus identifica a pessoa como um jovem. Mas, não pensemos nos jovens em idade. Uma pessoa ainda não amadurecida pelos anos da vida. Ser jovem, nesse caso, é uma pessoa que está iniciando a vida adulta, por isso, tinha bens, riquezas.
Para entrar na vida eterna basta viver os mandamentos. Para ser perfeito, deve-se assumir a opção preferenciai pelos pobres, excluídos, marginalizados, sem terra, sem teto, sem emprego. Ser perfeito é comprometer-se com a vida, com a saúde, com o desprezo que os encarcerados sofrem. Para ser perfeito é preciso despir-se de todo preconceito e assumir a vida de Jesus (segui-lo). Esse exemplo nos foi deixado por alguns santos, sejam eles atuais ou do passado. Só para lembrar alguns e algumas, Dom Oscar Romero, Teresa de Calcutá, Dulce dos Pobres, Dorothy Stangy, Pedro Casaldáliga, Hélder Câmara, Francisco.
Hoje somos chamados a sermos sinais e testemunhas perfeitas da entrega a Deus e ao projeto de Jesus. "Coragem", disse Jesus.
Realmente, precisamos de muita coragem para superar as adversidades do dia seguinte dia. E devemos seguir os ensinamentos dd Cristo para sermos pessoas melhores.
ResponderExcluir