Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,24-35
Naquele tempo: 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?' 26Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo'. 28Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' 29Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'. 30Eles perguntaram: 'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'. 32Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo'. 34Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'. 35Jesus lhes disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Palavra da Salvação.
O alimento é fundamental para a nossa sobrevivência. Sem o alimento, o corpo desfalece, morre, definha.
Jesus nos convida a buscarmos o alimento, o pão, que não perece. O pão que alimenta o espírito, a alma. O pão que nos faz mulheres e homens solidários.
Hoje, iniciamos o mês vocacional. Meditamos sobre as vocações ordenadas, bispos, padres, diáconos. Lembremos que, dentro do sacramento da ordem temos três graus, distintos entre si, com funções diferente, mas unidos na mesma missão.
Bispos e padres, são ordenados para nos dar o pão eucarístico. Já aos diáconos, lhes é pedido que sejam anunciadores da Palavra de Deus. Na sua ordenação, o bispo entrega aos diáconos o livro dos evangelhos e lhes envia para anunciar a palavra de Deus.
Jesus nos fala do pão. Cremos que ele próprio é o alimento. Ele nos alimenta com seu corpo pregado na cruz, mas com sua palavra também. Ao meditarmos sobre o pão, sobre o alimento, lembremos do que rezamos no Pai Nosso, "o pão nosso de cada dia nos dai hoje". Entendamos, "pedir o pão para o nosso dia-a-dia torna-nos pessoas que esperam da bondade do seu Pai do Céu tudo o que é necessário , tanto os bens materiais como os espirituais. Nenhum cristão deve fazer esse pedido sem pensar na sua responsabilidade real por aqueles a quem faltam os bens mais básicos deste mundo". (YouCat, 522).
Nenhum comentário:
Postar um comentário