domingo, 24 de maio de 2020

Ascensão do Senhor - A realização plena do gênero humano

ascensão do senhor para crianças - Pesquisa Google | Ascensão do ...

Ascensão do Senhor

A realização plena do gênero humano

Diácono Bernardo Tura(*)



Neste domingo, as leituras nos lembram a Ascensão do Senhor e nos levam a refletir sobre o que isto significa para cada um de nós e para nossa sociedade.

Na primeira leitura, temos a narrativa do surgimento da igreja primitiva e devemos distinguir que a Ascensão é ao mesmo tempo uma promessa cumprida e uma missão instituída. Está duplicidade de sentido é algo comum na história da Salvação e está a nos propor o caminho que devemos trilhar.

Na segunda leitura, Paulo fala de um chamado, de uma vocação feita por Aquele que está acima de toda autoridade e que deve se realizar neste mundo e no mundo futuro. Nesse contexto lembra que Jesus é a cabeça da Igreja e a mesma é seu corpo e este corpo é a “plenitude daquele que possui a plenitude universal”. 

No Evangelho, os apóstolos – ainda com algumas dúvidas - são enviados para levar a Boa Nova a toda a criatura; ensinar-lhes a observar tudo que lhes foi ordenado e ascender aos Céus. Aqui vemos o que Lucas relata na primeira leitura. É o envio que caracteriza todos os cristãos e a busca da realização da Plenitude Universal, de que fala Paulo. O que pode passar despercebido é que esta plenitude que se realiza na Ascensão significa que a humanidade ascende aos Céus. Jesus é Deus e também é homem, logo não ascende aos Céus apenas Deus, mas Deus e homem. Esta realidade deve modificar toda a forma que vemos cada pessoa com quem convivemos, pois nesta pessoa está a plenitude da Salvação.

Quanto a nós, vamos sair no mundo – ficando em casa nesse momento – e levar a Boa Nova da vida em plenitude, do amor e da igualdade (Lava-pés). Vamos nos encontrar com Jesus nos irmãos e nas irmãs que estão nas periferias sociais e existenciais e em todos aqueles que ainda não conseguem observar o que Jesus ensinou. Esta é a vocação, o chamado que recebemos na Ascensão. Este é o caminho a ser trilhado até a Plenitude Universal.

A todos que esta mensagem chegar
Beijos e bênçãos 

Diácono Bernardo Tura(*)
Paróquia Cristo Redentor
Laranjeiras-RJ-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário