sexta-feira, 8 de maio de 2020
"Vou preparar um lugar para vós"
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus,
tende fé em mim também. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.
4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.'
5 Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6 Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Essa é uma leitura para falarmos aos irmãos e irmãs que perdem seus entes queridos, ou amigas e amigos.
A morte é uma dor. A perda, a separação sempre mexe com a gente. Ficamos tristes. Não haverá mais a convivência, a troca.
Peço as pessoas que façam um exercício de imaginação. De contemplação. Vejam a cena. Ouçam o que Jesus fala, "na casa de meu Pai há muitas moradas". E continua, "vou preparar um lugar para vós", e aí, a parte mais bonita do texto, "e quando tiver preparado-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo".
Imagine esse lugar. Cada um de nós temos uma ideia de como é o céu, de como é o paraíso. De como é morar junto de Deus. Se aqui na terra preparamos para nós, e para os nossos um lugar confortável e agradável para nós e para os nossos, imagine Deus. Deve ser um lugar bem bonito. Um lugar de paz. Um lugar tranquilo. Mas, para chegar nesse lugar, é preciso passar pela morte, infelizmente. Mas essa passagem não se dá sozinho. Jesus diz, "eu sou o Caminho". Jesus é aquele que nos leva à casa do Pai, ao lugar preparado para cada um de nós. Somos deixamos esse mundo, quando nossa casa está preparada. E quando essa partida se dar pela dor, pela agonia, Jesus também está conosco. Ele passou pela agonia da traição, da tortura, da cruz. Sofreu! Ele entende nosso sofrimento.
Ele entende nosso sofrimento por que é Vida. É autor da vida. Gera vida. Nos dá a vida. E a vida eterna.
Além disso, ele foi portador dessa Verdade. A verdade que gera vida. A verdade de Deus no meio de nós. A verdade de que todos teremos um lugar no Reino dos Céus. Junto de Deus.
Hoje, na leitura desse evangelho, preparemos nosso coração para as perdas, para as mortes. Tenhamos a certeza de que há uma morada para nós na casa do Pai.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário