terça-feira, 5 de maio de 2020
"Jesus passeava pelo Templo"
"Jesus passeava pelo Templo"
Reflexão
O evangelho de hoje nos diz que "Jesus passeava pelo Templo". Interessante esse fato. Ao que nos parece, o templo seria um local de oração, de encontro com Deus. Mas, lembremos que, quando adolescente, depois de uma ida à Jerusalém, Jesus ficara no templo, em debate com os doutores da lei.
"Jesus passeava". Tal como fazemos hoje nos grandes santuários católicos, passeamos. Vamos visitar. Olhar. Contemplar.
A cena é clara, não importava onde estivesse Jesus, a patrulha ideológica dos judeus sempre esta presente. O evangelista não nos esclarece quem eram esses judeus.
Vemos essas pessoas pedirem a Jesus que dissesse abertamente se ele era o Messias. Entretanto, essa é um revelação que não se dá por palavras. A revelação do Messias se dá através da sua pregação e dos sinais que realizava, a saber, cegos veem, coxos andam, leprosos são curados, pecados são perdoados, excluídos são reinseridos na vida social. Além desses, Jesus dá mostras de que o Pai ama todas e todos, "mulher, ninguém te condenou"? "Eu também não te condeno". Enquanto a "boa sociedade" rejeitava as pessoas, Jesus vai ao encontro delas. Se curva diante delas. Coloca-se ao lado, ou a caminho com elas.
Mas, os judeus insistiram, "diz-nos abertamente". Muitas vezes, precisamos de palavras para acreditar. E Jesus faz um convite explícito, e uma revelação, "Já vos disse". "As obras que faço em nome do Pai dão testemunho de mim". Mas, somente aquelas e aqueles que são destinatários dessa mensagem, e que esperavam verdadeiramente o Messias, podem compreender isso ("as minhas ovelhas escutam a minha voz").
Então, Ele faz uma revelação, "Eu e o Pai somos um". Essa revelação nos coloca numa posição bem interessante. Se Jesus e o Pai são um, então, se estamos em Jesus, com Jesus, passamos a ser um com o Pai. E se somos um com o Pai, devemos realizar as obras que o Pai determinou que se fizesse. E essas obras, Jesus as revelou.
Sendo um com o Jesus, somos um com o Pai, pois "onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles", e se Jesus "está no meio de nós", o Pai também está junto de nós. E sabemos que onde está o Pai e o Filho, o Espírito Santo age, e nos faz imitadores das ações da Filho. Foi com o filho que aprendemos a fazer a vontade do Pai. E a vontade dele é que "nenhum desses pequeninos se percam".
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10,22-30
22 Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno.
23 Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão.
24 Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.'
25 Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim;
26 vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30 Eu e o Pai somos um.'
Palavra da Salvação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acreditemos !!!
ResponderExcluirSejamos confiantes
Jesus éum com o Pai e portanto um conosco!!!