segunda-feira, 4 de maio de 2020

"O bom pastor dá a vida por suas ovelhas"

O Evangelho verde de Francisco | VEJA

"Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas". 





Assim se inicia o evangelho de hoje. Ontem, domingo, Jesus se apresentou como a Porta pela qual as ovelhas passam, tanto para irem para as pastagens verdejantes, como para a segurança do redil. Hoje ele nos diz que ele é o Bom Pastor. E o Bom Pastor "dá a vida por suas ovelhas".

Isso mesmo. Não basta ser pastor. Não basta um bom pastor. É preciso dar a vida pelas ovelhas. 

E, ovelha é ovelha. E o pastor cuida de todas e de todos. Independentemente, da orientação sexual, da cor da pele. O Bom Pastor não é racista, não é misógino, não despreza os indígenas, cuida da natureza; caminha com os trabalhadores e trabalhadoras que reivindicam melhores condições de trabalho e de previdência. Está ao lado de todas e de todos que passam por problemas e dificuldades na vida. Está ao lado dos excluídos, daqueles que são considerados "sobras" (expressão do Papa Francisco na Alegria do Evangelho).

Aqueles que se dizem pastores em nossas comunidades, os clérigos, estão dispostos a dar a vida por essas ovelhas? Ou só vemos as ovelhas que estão em nossos templos? Ou só nos aproximamos das ovelhas sacramentais? Ficamos apenas no conforto dos templos, dos grupos de oração, das adorações, dos terços, das patorais? Tudo isso é importante, desde que nos faça ir ao encontro das ovelhas que estão fora do redil, não para lhes acusar com doutrinas, mas para lhes mostrar o amor misericordioso de Deus. Amor que resgata. Amor que aproxima. Amor que diz, "você é uma filha/filho de Deus".
Sejamos, verdadeiramente, o bons pastores. Estejamos dispostos a dar a vida pelas ovelhas.

Se Jesus é o bom pastor, e se Jesus dá a vida por nós, somos chamados a imitá-lo. Lembra-se da quinta-feira Santa? "Eu lhes dei um exemplo, vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz" (Jo 13,15).

E para concluir, lembremos das palavras de Jesus, "todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram" (Mt 25,40c).

A mensagem de hoje é para que possamos dar a vida, e imitarmos Jesus.


Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 10,11-18)

Naquele tempo, disse Jesus: 
11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 
12 O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 
13 Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17 É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 
18 Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.
— Palavra da Salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário