Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,12-17:
"Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos".
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos,
pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
17 Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.
Meditação
Você lembra dos 10 mandamentos da lei da Deus? Toda lei deve ser cumprida, desde que não fira a moral humana, nem que nos leve a práticas de morte.
Recordemos os 10 mandamentos.
Amar da Deus sobre todas as coisas - Não tomar se santo nome em vão.
Guardar domingos e festas.
Honrar pai e mãe.
Não matar - Não pecar contra a castidade - Não furtar - Não levantar falso testemunho - Não desejar a mulher do próximo - Não cobiçar as coisas alheias.
Jesus inclui mais um, "amai-vos uns aos outros".
Mandamento deve ser cumprido. Os mandamentos de Deus servem para criar uma sociedade nova, uma humanidade civilizada, um novo mundo.
Jesus trata do tema do amor. Amar para Jesus significa dar a vida pelos irmãos. E nosso caso, todos somos irmãos e irmãs. Dar a vida é ir até as últimas consequências a exigência de trazer para o rebanho as ovelhas que se desgarraram.
Já não somo servos. Os servos, os empregados, não sabem qual a vontade do seu senhor. Os amigos, participam da vida íntima do senhor. Estão na intimidade. Caminham juntos.
Outro tema, a escolha. Jesus diz que foi ele que nos escolheu. Mas, essa escolha tem uma implicação prática. Os escolhidos devem dar bons frutos. E que esse fruto permaneça.
E o fruto é o AMOR. Por isso, é uma ordem, não uma sugestão, ou um pedido. É uma ordem, ""isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros".
O amor é a medida com qual seremos medidos. Todas as outras práticas de devoção sem amor, de nada vale. São Paulo, na primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, a partir do versículo 1, diz que podemos ser muitas coisas, mas, se não tivermos amor, nada adianta.
Amemo-nos. "Onde reina amor, fraterno amor, Deus aí está".
Nenhum comentário:
Postar um comentário