quarta-feira, 13 de maio de 2020

"Todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda"

Maria aos pés da cruz – uma pequena reflexão

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8



Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.

3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.

4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.

7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós será dado.

8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Hoje fazemos memória a aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Comentarei no fim dessa reflexão.

Nossa liturgia inicia o capítulo 15 de São João. Estamos no contexto do momento seguinte do lava-pés, e da ceia judaica derradeira de Jesus com seus discípulos. A partir de agora, todas as vezes que eles celebrarem a ceia, na páscoa, devem lembrar que esse é um gesto de serviço, de entrega, de doação. 
Jesus hoje se apresenta como a videira. Chovendo no molhado, todos nós sabemos que da videira se extrai a uva, da qual se faz o vinho. Para os judeus, o vinho era fundamental para a convivência, para a celebração. Tanto que, nas bodas de Caná, Maria, ao observar que o vinho viria a faltar, fala com o filho.
A videira era bem cultivada. Tratada. Conservada. Cuidada. Quando um ramo não dá fruto, ele é cortado, pois atrapalha o crescimento da planta como um todo. 
Jesus gera vida. Jesus gera sabor. Jesus é a videira nova, do vinho novo. Enquanto  nos deixarmos alimentar por essa videira produziremos frutos, e bons frutos. Em Jesus passamos a ser geradores de vida nova. Deixemos de lado aquilo que exclui, que escraviza, que gera morte, que discrimina. 
Ser ramo verdejante e que produz fruto, é estar ao lado da luta dos trabalhadores, é ser contra o racismo, a homofobia, a misoginia, a discriminação da cultura indígena. É defender a "Casa Comum". É ser contra a destruição da natureza.

E sobre nossa Senhora. O que ela tem a ver com tudo isso. Maria foi para nós um exemplo de vida e de amor a Deus. Amando o Filho, que é Deus com o Pai, mostrou que é possível ter uma relação de intimidade com Deus. Uma intimidade filial. Um intimidade de um Deus amigo. 
Ao rezarmo o terço, lembremos de meditar sobre cada um dos mistérios. E aqui, peço que sempre, leiam o texto bíblico referente ao mistério rezado.

Deus vos abençoe. Caminhemos ao lado de Maria, com Maria. ainda existem muitos poderosos a serem derrubados do tronos.
Em Maria, por Maria, com Maria aprendemos a estarmos ao lado dos sofredores, dos excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário