domingo, 1 de novembro de 2020

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus"


Solenidade de todos os Santos e Santas.

"Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?" 14Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro". (Ap 7, 3-14).

"Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai".(I Jo 3,1).

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".(Mt 5,10-12a).

Hoje celebramos  Solenidade de Todos os Santos. Um dia antes da celebração dos Fiéis Defuntos. 

A primeira leitura narra a visão de São João Evangelista no livro do Apocalipse. A visão mostra aqueles que são recebidos no Reino de Deus. E são os que foram purificados pelo sangue do cordeiro através do martírio, do testemunho, com a própria vida. Santo, santa é todo aquele que não se afasta da fé em Jesus. É toda e todo que vive o evangelho, como veremos no evangelho.

Na segunda leitura, ainda o próprio João nos faz uma revelação, ganhamos um grande presente de amor do Pai, sermos chamados Filhos de Deus. Gosto sempre de lembrar que é um Grande Presente. Não é uma lembrancinha não. É um presente, e grande. 

Ao mesmo tempo, ele nos adverte que se não somos reconhecidos/reconhecidas é porque outras pessoas não aceitaram o presente nem se percebem filhos do mesmo Pai.

No evangelho, temos a leitura das Bem Aventuranças. E ela encerra falando dos que são perseguidos, injuriados, caluniados por causa de Jesus e de sua palavra. O que precede essas palavras é a indicação do caminho de quem quer construir um mundo novo. Uma nova sociedade.

A santidade não é ausência de conflitos. O santo, a santa busca viver as bem aventuranças em suas ações e palavras. Em seus gestos. 

A santidade é viável para todos nós. Basta defendermos a vida e a justiça. E justiça não é matar o outro, não é eliminar o pobre, o negro, o homossexual. Não é destruir a natureza.

A santidade acolhe todas e todos, pois todos somos "filhos do Pai", e isso nos foi dado como um grande presente de Deus. Amém.

Um comentário:

  1. Sim. Devemos ter fé na vida e nas pessoas por mais difícil que elas sejam. A Fé remove montanhas, portanto devemos tê-la em nossos corações e procurar o caminho reto do bem auxiliando quem necessita.

    ResponderExcluir