sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 16,1-8

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.

5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Segue Jesus na sua catequese. Essa passagem sempre assusta aos que creem em Jesus e proclamam sua palavra, seu evangelho. 

A frase, "E o senhor elogiou o administrador desonesto", nos parece soar estranha. Devemos ter um olhar mais aprofundado. Da mesma forma que existe um jeito de agir diante da moeda que trazia a figura de Cesar, há uma mudança de ação e de valores daquele que assume a opção pelo reino de Deus.

A leitura de hoje nos chama a pensarmos como agimos. Ou somos desonestos com as coisas de Deus e com as coisas dos seres humanos e da natureza, ou agimos de forma correta. 

Lucas nos mostra como devemos viver. Como deve ser as relações dentro da comunidade dos seguidores de Jesus. Lesar a fé, lesar os pobres, discriminar, ser racistas, não são atitudes de quem segue Jesus. Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo, essa deve ser a meta dos que assumiram a opção por Jesus e por seu evangelho.

2 comentários:

  1. Mesmo depois que você falou na palestra ontem, ainda não consegui captar o pensamento do senhor.
    Elogiar o desonesto???

    ResponderExcluir