Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 15,1-10
1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Catequese da salvação. Da conversão. Do retorno, e da alegria de Deus por uma filha ou filho que volta para junto Dele.
Apesar de Jesus sempre está acompanhado por uma multidão de pessoas, ele sempre olhava para a individualidade de alguém. Então, conhecendo a fraqueza humana, ele acolhia pecadores. E mais do que isso, fazia refeição com eles, ou seja, participava da sua intimidade. Queria saber e conhecer sobre o porque daquela vida afastada de Deus.
A pedagogia de Jesus é interessante. Ter uma ovelha era investir dinheiro naquele animal. E ninguém gosta de perder dinheiro, ou perder aquilo que lhe possa gerar recursos financeiros. Jesus tocou no bolso deles. Encontrar a ovelha perdida era motivo de alegria, e de festa.
O exemplo da moeda fala do mesmo valor dado às coisas. Imagina, a mulher tinha 10 moedas de prata. Era muito dinheiro. Perder uma moeda, era perder muito dinheiro.
Se nós nos alegramos com as coisas de valor desse mundo, quanto mais Deus não se alegra com a nossa conversão para justiça. Amém.
Sim. Nós devemos dar valor ao que temos nessa vida!!! Família, amigos, boas ações que fazemos, energia e paciência com o próximo! desejar tudo de bom a todos!
ResponderExcluir